???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8313
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: História da ciência em livros didáticos de Química aprovados no PNLEM/2018
Autor(es): Silva, Isabel Cristina Teixeira da
Primeiro Orientador: Goi, Mara Elisângela Jappe
Resumo: Pesquisas na área do Ensino de Ciências têm constatado que o livro didático exerce influência direta no ensinar e no apreender, sendo um dos principais balizadores no planejamento das aulas pelos educadores. Vários autores, por sua vez, defendem que a compreensão da História da Ciência contribui para aprendizagem dos conceitos científicos, entretanto ressaltam que a falta de fontes bibliográficas adequadas, atrelada à falta de formação específica são empecilhos a sua utilização em sala de aula. Neste sentido, o presente trabalho busca investigar como a História da Ciência vem sendo apresentado nos livros didáticos de Química, de modo a auxiliar o professor em sua implantação no ensino e paralelamente apontar problemas e levantar questões relevantes para futuras adequações. Com esse intuito, realizou-se a análise das seis coleções de livros didáticos de Química (Manual do Professor), aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2018). Como técnica de análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), constituindo-se como uma pesquisa qualitativa. As categorias de análise utilizadas para a avaliação dos conteúdos relacionados à História da Ciência nesses manuais escolares foram adaptadas do instrumento desenvolvido por Leite (2002), no qual realizou-se algumas modificações no sentido de adequá-lo aos objetivos da investigação. Como resultado aponta-se que há uma razoável frequência da História da Ciência na maioria dos manuais escolares analisados, no entanto, a falta de articulação com os conceitos apresentados transforma-a numa informação isolada, sendo utilizada como complemento do conteúdo.
Abstract: Research in the area of Science Teaching has found that the textbook has a direct influence on teaching and learning, being one of the main guides in the planning of classes by educators. Several authors, on the other hand, argue that the understanding of the History of Science contributes to the learning of scientific concepts, however, they point out that the lack of adequate bibliographical sources, coupled with the lack of specific training, are obstacles to its use in the classroom. In this sense, the present work seeks to investigate how the History of Science has been worked on in the textbooks of Chemistry, in order to assist the teacher in its implementation in teaching and in parallel to point out problems and raise questions relevant to future adaptations. To this purpose, the six collections of Chemistry textbooks (Teacher's Manual), approved by the National Program of the Didactic Book for High School (PNLEM / 2018), will be analyzed. As a data analysis technique, the Content Analysis of Bardin (2011) was used, constituting itself as a qualitative and quantitative research. The categories of analysis used to evaluate the contents related to the History of Science in these school textbooks were adapted from the instrument developed by Leite (2002), in which some modifications were made in order to adapt it to the research objectives. As a result it is pointed out that there is a reasonable frequency of the History of Science in most of the school textbooks analyzed, however, lack of articulation with the presented concepts turns it into an isolated information, being used as a complement to the content.
metadata.dc.subject: História da Ciência
Livro Didático
Ensino de Química
History of Science
Textbook
Chemistry teaching
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
metadata.dc.identifier.citation: SILVA, Isabel Cristina Teixeira da. História da ciência em livros didáticos de Química aprovados no PNLEM/2018. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8313
metadata.dc.date.issued: 2018
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Isabel Cristina Teixeira da Silva - 2018.pdf1.72 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???