???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8260
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: Prática pedagógica mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDCS): um relato de experiência do uso das TIDCs em aulas remotas em uma turma de 5º ano do ensino fundamental
Autor(es): Santos, Lucas Cordeiro
Primeiro Orientador: Laner, Vinícius Ferreira
1° Membro da banca: Parzianello, Sandra Regina Barbosa
2° Membro da banca: Queiroz, Darlene Camargo Gomes de
Resumo: A formação de professores no Brasil ocorreu à passos lentos e por muitos anos o exercício do magistério foi realizado por profissionais liberais sem os devidos preparos didáticos e metodológicos para o fazer docente. As primeiras escolas para formação inicial do professor foram as Escolas Normais que preparavam os professores em nível médio para atuação no ensino primário. A formação de professor em nível superior já vem ocorrer após a proclamação da república. Já a formação continuada, que visa a constante atualização e aperfeiçoamento do professor para um melhor desempenho didático no fazer pedagógico, torna-se um eficiente mecanismo para motivar a aplicação, em sala de aula, de práticas que envolvam o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação. Com todo avanço dessas tecnologias, a criação de novas ferramentas e a otimização das já existentes, nossos estudantes chegam cada vez mais nas escolas consumidores e usuários dessas ferramentas. E a partir desse interesse dos educandos por essas tecnologias digitais que os professores, cada vez mais, estão explorando essas possibilidades com objetivo de dinamizar suas aulas e manter o engajamento dos estudantes na realização de atividades, desenvolvimento de novos projetos e em momentos de verificação das aprendizagens. A chegada da Web 2.0 mudou de vez a relação dos usuários com a internet. A chamada Web Social, revoluciona ao oferecer a interatividade por meio de suas ferramentas. O uso das tecnologias digitais na sala de aula retira o estudante da condição de agente passivo no processo de aprendizagem tornando-o responsável por seu desenvolvimento. Essa abordagem favorece o protagonismo dos estudantes e coloca o professor como mediador da aprendizagem e não mais como detentor do conhecimento.
Abstract: Teacher training in Brazil took place at a slow pace and for many years teaching was carried out by liberal professionals without the proper didactic and methodological preparation for teaching. The first schools for initial teacher training were the Normal Schools, which prepared secondary-level teachers to work in primary education. Teacher training at a higher level already occurred after the proclamation of the republic. On the other hand, continuing education, which aims at constant updating and improvement of the teacher for a better didactic performance in the pedagogical work, becomes an efficient mechanism to motivate the application, in the classroom, of practices that involve the use of digital technologies from the information and communication. With all the advances in these technologies, the creation of new tools and the optimization of existing ones, our students are increasingly arriving at schools as consumers and users of these tools. It is from this interest of students in these digital technologies that teachers are increasingly exploring these possibilities with the aim of streamlining their classes and maintaining student engagement in carrying out activities, developing new projects and in times of verification of learnings. The arrival of Web 2.0 changed the relationship between users and the Internet. The so-called Social Web revolutionizes by offering interactivity through its tools. The use of digital technologies in the classroom removes the student from being a passive agent in the learning process, making him responsible for his development. This approach favors the protagonism of students and places the teacher as a mediator of learning and no longer as a holder of knowledge.
metadata.dc.subject: Inovações tecnológicas – Educação
Professores – Formação
Ensino – Metodologia
Mídia digital – Educação
Technological innovations – Education
Teachers – Training
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Mídia e Educação
metadata.dc.identifier.citation: SANTOS, Lucas Cordeiro. Prática pedagógica mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDCS): um relato de experiência do uso das TIDCs em aulas remotas em uma turma de 5º ano do ensino fundamental. 2023. 22 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8260
metadata.dc.date.issued: 22-Mar-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Mídia e Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Lucas Cordeiro Santos 2023.pdf339.46 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???