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Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: O impacto da cultura digital no ser e no fazer docente: reflexões sobre inovação educacional e formação de professores a partir da Resolução CEED/RS nº 0371/2022
Autor(es): Ferraz, Ana Paula Berni
Primeiro Orientador: Martins, Sidney Pires
1° Membro da banca: Santos, Éber José dos
2° Membro da banca: Santos, Mateus José dos
Resumo: Muitas discussões têm sido feitas sobre os desafios atuais da Educação e, a partir destas, também, acerca da necessidade urgente da constituição de um novo professor/professora e novos processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, dentre as políticas que orientam a formação de professores, destaca-se a Resolução CEEd/RS nº0371 (2022), que fixa normas complementares à implementação das Diretrizes Curriculares para Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais, em nível médio, modalidade Curso Normal, no Rio Grande do Sul. Tal documento traz, de modo marcante, a preocupação com o desenvolvimento de competências relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo da formação inicial, referendando os preceitos da cultura digital e alfabetização tecnológica e midiática da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Base Nacional Comum-Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e da BNCC-Computação. Diante disso, propôs-se refletir acerca do impacto da cultura digital e das possibilidades de qualificar as experiências da formação docente e desenvolver o perfil de educador e de práticas inovadoras, a partir da presença das TDIC no currículo dos cursos e vivências formativas. Este estudo, sendo uma pesquisa qualitativa do tipo documental, abrangeu as legislações que regulamentam e orientam a formação de professores do Rio Grande do Sul, e forneceu considerações significativas sobre novos modos de interação e produção do conhecimento advindos da incorporação das metodologias ativas e do uso pedagógico das mídias e tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem na constituição do ser e do fazer docente.
Resumen: Muchas han sido las discusiones sobre los desafíos actuales de la Educación y, a partir de ellos, también sobre la urgente necesidad de crear un nuevo docente y nuevos procesos de enseñanza y aprendizaje. En este contexto, entre las políticas que orientan la formación docente, se destaca la Resolución CEEd/RS nº 371 (2022), que establece normas complementarias a la implementación de las Directrices Curriculares para la Formación de Profesores de Educación Infantil y Primera Infancia, en el nivel secundario, modalidad Curso Normal, en Rio Grande do Sul. Este documento trae, de manera notable, la preocupación por el desarrollo de competencias relacionadas con el uso de Tecnologías digitales de la información y la comunicación (TDIC) en proceso de formación inicial, avalando los preceptos de cultura digital y alfabetización tecnológica y mediática de la Base Curricular Común Nacional (BNCC), Base Común Nacional-Formación Inicial de Profesores de Educación Básica (BNC-Formación) y BNCCComputación. Ante esto, se propuso reflexionar sobre el impacto de la cultura digital y las posibilidades de cualificar las experiencias de formación docente y desarrollar el perfil de los educadores y las prácticas innovadoras, a partir de la presencia de TDIC en el currículo de cursos y experiencias formativas. Este estudio, siendo una investigación cualitativa documental, abarcó la legislación que regula y orienta la formación de profesores en Rio Grande do Sul, y proporcionó consideraciones significativas sobre nuevos modos de interacción y producción de conocimiento que surgen de la incorporación de metodologías activas y del uso pedagógico de los medios y las tecnologías digitales como instrumentos mediadores del aprendizaje en la constitución del ser y del hacer docente.
metadata.dc.subject: Mídia digital – Educação
Professores – Formação
Inovações tecnológicas – Educação
Ensino – Metodologia
Medios digitales – Educación
Profesores – Formación
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Mídia e Educação
metadata.dc.identifier.citation: FERRAZ, Ana Paula Berni. O impacto da cultura digital no ser e no fazer docente: reflexões sobre inovação educacional e formação de professores a partir da Resolução CEED/RS nº 0371/2022. 2023. 26 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8256
metadata.dc.date.issued: 25-Mar-2023
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