Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8230
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Olhares sobre o livro didático de ciências da natureza como instrumento de ensino, através de uma revisão bibliográfica |
Título(s) alternativo(s): | Views on the textbook of natural sciences as a teaching instrument, through a bibliographical review |
Autor(es): | Veber, Ana Cristina Machado |
Primeiro Orientador: | Dinardi, Ailton Jesus |
Coorientador: | Peres, Bruno Peruzzi |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos um estudo sobre o Livro Didático (LD) de ciências da natureza do ensino fundamental e médio para saber mais sobre seus pontos positivos e negativos em função das diferentes temáticas pesquisadas. O objetivo desta pesquisa foi analisar através de uma revisão bibliográfica, quais os olhares da ciência para os diferentes enfoques que permeiam o livro didático enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem. Essa revisão nos livros didáticos de ciências são importantes para obtermos conhecimento real da situação da publicação de artigos sobre as Tecnologias, Ciências e Sociedade (TCS), Divulgação Científica (DC), Educação Ambiental (EA) e como esses recursos estão sendo utilizados na educação. |
Abstract: | In this work we present a study on the didactic book (LD) of sciences of the nature of the basic and medium education to know more about its positive and negative points in function of the different thematics researched. The objective of this research was to analyze, through a bibliographic review, which science looks at the different approaches that permeate the textbook as a teaching and learning tool. This review of science textbooks is important for us to obtain real knowledge of the status of publication of articles on technologies, science and society (TCS), scientific dissemination (DC) environmental education (EA) and how these resources are being used in education. |
Palavras-chave: | Scientific education Object of knowledge Didactic Material Educação científica Objeto de conhecimento Material Didático Ciências da natureza Natural sciences |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Citação: | VEBER, Ana Cristina Machado. Olhares sobre o livro didático de ciências da natureza como instrumento de ensino, através de uma revisão bibliográfica. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8230 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA CRISTINA MACHADO VEBER.pdf | 498.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.