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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A biodiversidade vegetal dos espaços públicos como ferramenta para o ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Plant biodiversity in public spaces as a tool for science teaching
Autor(es): Kulisch, Igor
Primeiro Orientador: Dinardi, Ailton Jesus
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar a biodiversidade vegetal presente em uma praça pública de um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul e propor o letramento científico através de sequências didáticas. Quanto a sua metodologia, caracteriza-se quanto à abordagem como qualitativa e exploratória e sobre os procedimentos, pode-se dizer que se trata de uma pesquisa do tipo Survey. Foram elaboradas quatro sequências didáticas, propondo desenvolver a unidade temática “plantas” para o 8º ano do ensino fundamental, relacionando os conteúdos abordados com as habilidades propostas pela BNCC e RCG conforme Habilidade-RS (EF08CI07RS-1). Para a validação das sequencias didáticas, foram convidados a participar do estudo, quatro professores mestres na área de ensino e bioquímica. A avaliação dos professores sobre as sequencias se referia a relação com os objetivos propostos pelos documentos, a coerência, aplicabilidade e significância das mesmas para serem desenvolvidas atreladas ao uso de espaços não formais de aprendizagem para a construção do Letramento Científico de estudantes. A partir dos resultados obtidos na pesquisa é possível concluir que a utilização de Sequências Didáticas, como uma proposta didática e pedagógica de ensino, se configura como um instrumento para auxiliar os educandos na construção de relação entre o saber produzido na escola e questões que fazem parte do contexto de sua cidade. Conclui-se ainda, que as SD se elaboradas com objetivos e métodos que articulem conteúdos procedimentais ao contexto dos estudantes é uma maneira de superar obstáculos que dificultam a aproximação do aluno do fazer científico e do letramento científico.
Abstract: This course conclusion work aims to analyze the plant biodiversity present in a public square of a municipality on the western border of Rio Grande do Sul and propose scientific literacy through didactic sequences. As for its methodology, it is characterized in terms of the approach as qualitative and exploratory and on the procedures, it can be said that it is a Survey type research. Four didactic sequences were elaborated, proposing to develop the thematic unit “plants” for the 8th year of elementary school, relating the contents covered with the skills proposed by the BNCC and RCG according to Ability-RS (EF08CI07RS-1). For the validation of the didactic sequences, four master professors in the area of teaching and biochemistry were invited to participate in the study. The teachers' evaluation of the sequences referred to the relationship with the objectives proposed by the documents, their coherence, applicability and significance to be developed linked to the use of non-formal learning spaces for the construction of students' Scientific Literacy. From the results obtained in the research, it is possible to conclude that the use of Didactic Sequences, as a didactic and pedagogical proposal for teaching, is configured as an instrument to assist students in building a relationship between the knowledge produced at school and issues that are part of the context of your city. It is also concluded that the SD, if elaborated with objectives and methods that articulate procedural contents to the students' context, is a way of overcoming obstacles that make it difficult for the student to approach scientific practice and scientific literacy.
Palavras-chave: Botany
Non-formal learning spaces
Scientific Literacy
Didactic Sequence
Botânica
Espaços não formais de aprendizagem
Letramento Científico
Sequência Didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citação: KULISCH, Igor. A biodiversidade vegetal dos espaços públicos como ferramenta para o ensino de ciências. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8223
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências da Natureza

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