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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Novas tendências, velhos discursos: análise das capas das revistas de moda Voque e Manequin
Autor(es): Gonçalves, Gilson da Fontoura
Primeiro Orientador: Silva, Thiago Santos da
1° Membro da banca: Silva, Thiago Santos da
2° Membro da banca: Lovato, Cristina dos Santos
3° Membro da banca: Teixeira, Isabel Cristina Ferreira
Resumo: O presente trabalho apresenta resultados de uma análise do discurso acerca das capas publicadas pelas revistas de Moda Vogue Brasil e Manequim. Analisamos as capas veiculadas durante o primeiro trimestre do ano de 2022 com o propósito de verificar as distintas formas que o discurso sobre moda é apresentado aos leitores. Para realizar esse trabalho, optou-se pela Análise de Discurso Crítica como aporte teórico, pois analisamos o verbal, como o não verbal das capas selecionadas, considerando o exterior à linguagem como constitutivo dela. Para a análise imagética utilizamos a Gramática do Design Visual. Isso nos possibilitou a compreensão de que, embora o discurso sobre a moda seja diferente entre as revistas, o discurso que é materializado nas capas não é tão distinto. Isto é, as revistas, em suas capas, de forma sucinta ou explícita, levam ao seus leitores ideias de como aperfeiçoar suas roupas ao que é tendência e conceitos sobre como utilizar a moda como ferramenta de mudanças sociais, mas além disso buscam assim induzir os leitores ao consumo.
Resumen: El presente trabajo presenta resultados de un análisis del discurso sobre las portadas publicadas por las revistas de Moda Vogue Brasil y Manequim. Analizamos las portadas publicadas durante el primer trimestre de 2022 para comprobar las diferentes formas en que la moda se presenta a los lectores. Para la realización de este trabajo se eligió como soporte teórico el Análisis Crítico del Discurso, ya que analizamos tanto lo verbal como lo no verbal de las portadas seleccionadas, considerando el exterior al lenguaje como constitutivo del mismo. Para el análisis de imágenes se utilizó la Gramática de Diseño Visual (GDV). Esto nos permitió comprender que, si bien el discurso sobre la moda es diferente entre las revistas, el discurso que se materializa en las portadas es el mismo. Es decir, las revistas, en sus portadas, transmiten de forma sucinta o explícita a sus lectores ideas y conceptos que se venden a través de la portada.
Palabras clave : Letras
Moda
Discurso sobre moda
Capas
Portada
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : GONÇALVES, Gilson da Fontoura. Novas tendências, velhos discursos: análise das capas das revistas de moda Voque e Manequin. 47 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8210
Fecha de publicación : 1-feb-2023
Aparece en las colecciones: Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

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