Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8205
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Leitura no Projeto PIA: uma proposta didática de trabalho com gênero história em quadrinhos
Autor(es): Silva, Amanda Nunes da
Primeiro Orientador: Caetano, Virginia Barbosa Lucena
1° Membro da banca: Caetano, Virginia Barbosa Lucena
2° Membro da banca: Gomes, Cristiane
3° Membro da banca: Hidalgo, Luísa da Silva
Resumo: O processo de aprendizagem do aluno quando se trata de leitura e escrita é de extrema importância, mas as metodologias utilizadas no ensino e prática desse conteúdo acabam por muitas vezes, afastar os mesmos dessa atividade, trazendo consequências negativas para a aprendizagem e involuntariamente faz com que o aluno se frustre com a leitura. Mas, ao observar um aluno que tem prazer em ler, e o hábito dessa atividade, nota-se que a leitura e escrita tornam-se algo mais facilmente aplicável, trazendo um melhor desenvolvimento para o aluno. Em função disso, o presente trabalho de conclusão de curso faz a apresentação de uma sequência didática com foco no projeto PIA do município de Esteio, que tem como objetivo produzir uma história em quadrinhos utilizando todos os recursos presentes nesse gênero, com atividades que incluem interação entre alunos, leituras em grupo, debates com temas de inclusão e diversidade e a apresentação de histórias em quadrinhos feitas pelos estudantes para professores e colegas.
Resumen: The student's learning process when it comes to reading and writing is extremely important, but the methodologies used in teaching and practicing this content end up moving them away from this activity, bringing negative consequences for learning and involuntarily making the student frustrate with reading. But, when observing a student who enjoys reading, and the habit of this activity, it is noted that reading and writing become something more easily applicable, bringing a better development for the student. As a result, this course completion work presents a didactic sequence focusing on the PIA project in the municipality of Esteio, which aims to produce a comic book using all the resources present in this genre, with activities that include interaction between students, group readings, debates with themes of inclusion and diversity and the presentation of comic books made by students to teachers and colleagues.
Palavras-chave: Leitura
Escrita
História em Quadrinhos
Gêneros Textuais
Sequência Didática
Reading
Writing
Comic
Textual genres
Following teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: SILVA, Amanda Nunes da. Leitura no Projeto PIA: uma proposta didática de trabalho com gênero história em quadrinhos. 35 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8205
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA NUNES DA SILVA.pdfAmanda Nunes da Silva 20211.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.