Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8195
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ingresso e Permanência na Educação de Jovens e Adultos: o contexto de uma instituição de ensino do interior gaúcho |
Autor(es): | Reder, Thais Emilia |
Primeiro Orientador: | Junqueira, Sonia Maria da Silva |
1° Membro da banca: | Junqueira, Sonia Maria da Silva |
2° Membro da banca: | Pedrini, Maristela |
3° Membro da banca: | Bica, Alessandro Carvalho |
4° Membro da banca: | Anadon, Simone Barreto |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo identificar fatores do contexto escolar que contribuem para o aumento sistemático das matrículas, permanência e aproveitamento de estudantes da Educação de Jovens e Adultos de um polo Sesi, do interior do Rio Grande do Sul. A discussão teórica em que se sustenta a análise, trata de literatura relacionada, que resgata o debate em torno da dívida social não reparada com a parcela da sociedade que não encontrou condições de constituírem-se como pessoas com de domínio da escrita e leitura como bens sociais, além de apresentar o resgate histórico da trajetória da EJA no Brasil, das diretrizes legais para a modalidade e contribuições do educador Paulo Freire. Como escolha metodológica, recorreu-se à abordagem qualitativa, por meio do procedimento de estudo de caso, e empregou-se para a condução dos resultados a análise de conteúdo. A pesquisa mostrou que a EJA do Sesi Guaporé apresenta-se em processo crescente de juvenilização, que exige da instituição, professores e equipe gestora, o cuidado e mudança de práticas pedagógicas para atender a esse novo perfil de aluno. A pesquisa também revelou aspectos fundamentais para a qualidade da educação na modalidade de ensino EJA, entre os quais destacam-se: a flexibilidade, o diálogo e a valorização da pessoa, e nessa perspectiva, a escola Francisco Xavier Kunst, locus desta pesquisa, demonstrou que seus resultados positivos estão embasados por metodologias que tornam os estudantes cada vez mais protagonistas de suas trajetórias escolares e conectados com tecnologias atualizadas, sem perder de vista o contexto social e cultural desses indivíduos. A pesquisa concluiu que a permanência e aprovação decorrem de condições que a instituição oferece, como o vínculo com o universo do trabalho, o foco para uma aprendizagem consciente e a estrutura flexível e moderna disponibilizada aos estudantes. |
Abstract: | The aim of this thesis is to identify the main school factors that contribute to the systematic increase of enrollment, permanence and school performance of students from ‘’Educação de Jovens e Adultos’’ in one of Sesi’s Educational Centers, in the countryside part of Rio Grande do Sul state. The theoretical discussion in which the analysis is based, discuss the related literature, which re-introduce the debate about the unrepaired social debt with part of the society who did not find the means to constitute themselves as people with the ability to write and read as social assets. Besides, the study presents the historical review of the trajectory of EJA in Brazil, within the legal guidelines for the modality, and contributions of the educator Paulo Freire. The qualitative approach was the methodological choice used, through study case procedure, whereas the content analysis was used to conduct the results. The research showed that the EJA from Sesi, Guaporé presents itself in a growing process of juvenilization, which requires from the institution, as well as teachers, and the management team, the care and changes of pedagogical practices to meet this new student profile. The research also revealed fundamental aspects for the quality of education in this teaching modality, EJA, including flexibility, dialogue and the valorization of the individual as a social being, and along with this perspective, the school: Francisco Xavier Kunst, locus of this research, revealed that those positive results are based on methodologies which perceive students as the protagonists of their own school journey, and committed to the latest technologies, without losing sight of the social and cultural context of these individuals. The research concluded that the permanence and the approval rate of students are the result of the conditions the institution offers, such as the connection with the world of work, the commitment for a conscious learning, and the flexible and modern school infrastructure available to the students. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos. Trabalho e educação Juvenilização. Permanência e aprovação na EJA Youth and Adult Education Labor and education Permanence and approval in EJA Juvenilization |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Citação: | REDER, Thais Emilia. Ingresso e Permanência na Educação de Jovens e Adultos: o contexto de uma instituição de ensino do interior gaúcho. 96 f.: il. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8195 |
Data do documento: | 7-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_Thais_Reder_2023_versao_final_revisada.pdf | 5.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.