???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8184
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A variação linguística no livro didático de português: uma análise por meio de uma entrevista com uma professora de português do 9º ano
Autor(es): Ramos, Márcia Rocha
Primeiro Orientador: Córdoba, Alexander Severo
1° Membro da banca: Córdoba, Alexander Severo
2° Membro da banca: Caetano, Virginia Barbosa Lucena
3° Membro da banca: Pires, Marisa Barreto
Resumo: O presente trabalho discute a variação linguística (VL) em um livro didático de Língua Portuguesa (LP) usado no ensino fundamental. Para fins de descrição de análise, o autor desse trabalho visa principalmente a VL com o objetivo principal de avaliar se o livro didático utilizado na entrevista proporciona aos alunos fácil entendimento e algum desenvolvimento da consciência linguística para entender melhor os fenômenos que refletem a diversidade linguística no Brasil. Com o objetivo de realizar essa pesquisa, foram fundamentais os estudos de Scherre (2009), Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2001) entre outros linguistas, pesquisas em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), a Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 1996), o Plano Nacional de Educação (PNE, 2014) e o Projeto Político Pedagógico (PPP, 2006). Para a análise linguística, foi utilizado o livro didático “Se liga na língua, leitura, produção de texto e linguagem” (2018), de Wiltom Ormundo e Cristiane Siniscalchi, da Editora Moderna, do 9º ano; também foi realizada uma entrevista com a professora de português do 9º ano. Como conclusão, através da pesquisa descobriu-se que no livro didático escolhido, existe pelo menos um capítulo com o tema variação linguística, além de exercícios que auxiliam na conscientização, especialmente no que diz respeito aos tipos de variação. Entretanto, na entrevista realizada, é possível concluir que ainda existe confusão teórica e omissão na produção de materiais, pois conceitos importantes não são considerados ou são apresentados de forma superficial.
Resumen: El presente trabajo discute la variación lingüística (VL) en los libros de texto de la Lengua Portuguesa (LP) aplicado en la escuela primaria. Con fines de descripción y análisis, los autores de estos trabajos apuntan principalmente la (VL) con el objetivo principal de evaluar si los libros de texto utilizados en el sistema público de la enseñanza proporcionan a los estudiantes una comprensión fácil y el desarrollo de la conciencia lingüística para comprender mejor los fenómenos que reflejan la diversidad lingüística utilizada en Brasil. Para esta búsqueda fueron esenciales los estudios de Bortoni-Ricardo (2004), Scherre (2009), Bagno (2001) entre otros lingüistas. Esta investigación documental fue esencial para apoyar este trabajo. Sin embargo, para el análisis lingüístico se utilizó el libro didáctico “Se liga na língua, leitura, produção de texto e linguagem” (2018), de Wiltom Ormundo y Cristiane Siniscalchi, de Editora Moderna, en el 9º año, también se realizó una investigación acción con la docente de portugués del mismo grado. A través de la investigación se concluyó que todos los libros de los textos utilizados, hay al menos un capítulo con el tema variación lingüística, además de los ejercicios que ayudan a la toma de conciencia, especialmente con respecto a los tipos de variación. Sin embargo, en la investigación realizada se muestra que todavía hay confusión teórica y omisión en la producción de materiales, pues los conceptos importantes no se consideran o se presentan superficialmente.
metadata.dc.subject: Variação Linguística
Livro Didático
Língua Portuguesa
Sociolinguística Educacional
Variación lingüística
Libro de texto
Lengua Portuguesa
Sociolingüística Educativa
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: RAMOS, Márcia Rocha. A variação linguística no livro didático de português: uma análise por meio de uma entrevista com uma professora de português do 9º ano. 32 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8184
metadata.dc.date.issued: 19-Dec-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MÁRCIA ROCHA RAMOS.pdfMárcia Rocha Ramos 2022811.63 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???