???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8181
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Perez, Claudia Camerini Correa-
dc.creatorMaciel, Kelen Silva Leal-
dc.date.accessioned2023-04-17T17:42:45Z-
dc.date.available2023-04-17-
dc.date.available2023-04-17T17:42:45Z-
dc.date.issued2023-12-16-
dc.identifier.citationMACIEL, Kelen Silva Leal. Inclusão social do surdo na escola. 52 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8181-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTrabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectSorderapt_BR
dc.subjectInclusiónpt_BR
dc.subjectTrabajo pedagógicopt_BR
dc.titleInclusão social do surdo na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Perez, Claudia Camerini Correa-
dc.contributor.referee2Camillo, Leila Bom-
dc.contributor.referee3Jardim, Luciana Abreu-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo sondar como acontece o método de ensino/aprendizagem a inclusão dos alunos surdos do Ensino Fundamental em sala de aula regular em escola púbica do município de Caçapava do Sul-RS. A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa e caracterizoucomo um estudo de caso descritivo, com utilização de observações e entrevistas semi-estruturadas para coleta de dados, a fim de conhecer um pouco mais de cada um dos alunos para conhecer se existem dificuldades na comunicação com seus colegas. Foi possível observar como acontece o método de ensino/aprendizagem a inclusão dos alunos surdos do Ensino Fundamental em sala de aula na escola púbica do município.Através dessas observações e entrevistas foi possível verificar a necessidade de melhorias no trabalho pedagógico com esses alunos, através de um olhar mais próximo da sua realidade e das suas possibilidades de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEl presente trabajo tiene como objetivo investigar cómo el método de enseñanza/aprendizaje ocurre la inclusión de estudiantes sordos de escuela primaria en un aula regular en una escuela pública en el municipio de Caçapava do Sul - RS. La investigación tuvo un enfoque cualitativo y se caracterizó como un estudio de caso descriptivo, utilizando observaciones y entrevistas semiestructuradas para la recolección de datos, con el fin de conocer un poco más de cada estudiante para saber si hay dificultades en la comunicación con sus colegas. Fue posible observar cómo ocurre el método de enseñanza/aprendizaje, la inclusión de estudiantes sordos de primaria en el aula de la escuela pública del municipio. A través de estas observaciones y entrevistas fue posible verificar la necesidad de mejoras en el trabajo pedagógico con estos estudiantes, a través de una mirada más cercana a su realidad y sus posibilidades de aprendizaje.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
KELEN SILVA LEAL MACIEL.pdfKelen Silva Leal Maciel 20221.36 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???