Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8100
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Novo Ensino Médio no discurso de alunos e professores do curso noturno de escolas públicas de Bagé/RS |
Autor(es): | Ernesto, Arthur Teixeira |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Carolina |
1° Membro da banca: | Fernandes, Carolina |
2° Membro da banca: | Pavan, Paula Daniele |
3° Membro da banca: | Silva, Naiara Souza da |
Resumo: | A motivação desta pesquisa está vinculada ao interesse de observar como as escolas que funcionam no turno noturno da cidade de Bagé/RS estão enfrentando as mudanças acarretadas pela reforma do Ensino Médio (EM) como: aumento de carga horária, mudança no currículo, novos componentes, diminuição de carga horária nas disciplinas de base, etc. Assim, o trabalho será norteado pelo dispositivo teórico-analítico da Análise do Discurso (AD), de vertente Materialista, cujo intuito é analisar os efeitos de sentido produzidos para o Novo EM por alunos do 1º ano e professores do curso noturno. Para isso, mobilizamos os conceitos de discurso, ideologia e sujeito, pois esse último se constitui pela interpelação de forma inconsciente (sem se dar conta) a alguma formação discursiva (FD), que determina o que o que pode e deve ser dito. Assim, trabalhamos com os principais teóricos da AD, como: M. Pêcheux, C. Fucks, E. Orlandi, entre outros. E também mobilizamos o conceito da noção dos Aparelhos Ideológicos de Estado, advindo de L. Althusser. Com isso, o objetivo geral deste trabalho foi analisar os discursos de alunos e professores sobre o Novo EM a partir de enunciados de alunos e professores do 1º ano do EM do curso noturno. E uma das especificidades desta pesquisa foi construir um arquivo bibliográfico com estudos que analisam o discurso governamental que rege o novo Ensino Médio e um arquivo do pesquisador com as materialidades de análise das quais recortamos sequências discursivas de enunciados de alunos e professores do 1º ano do EM do curso noturno, para compreender as posições-sujeito assumidas por alunos e professores e os efeitos de sentido produzidos sobre: o novo Ensino Médio, o aumento da carga horária, novas disciplinas, itinerários formativos e o ensino voltado para o mercado de trabalho. Desse modo, a pesquisa mostra que, por meio dos sentidos produzidos nas observações em sala de aula e nas perguntas elaboradas para alunos e professores responderem, observamos que as escolas não implementaram de fato o novo ensino, pois as instituições estão se planejando, que não há estrutura para trabalhar com o Novo EM, que os professores receberam pouca ou nenhuma formação em relação ao novo ensino, que nem todos alunos e professores têm informações claras sobre a reforma, e que a reprodução do discurso voltado para o mercado de trabalho é enaltecida pela maioria dos entrevistados. Em suma, observamos que os sujeitos, alunos e professores, do curso noturno, em sua maioria, reproduzem o discurso governamental produzido por uma FD neoliberal para a qual a finalidade do EM é suprir as necessidades do mercado para a manutenção das relações de produção determinadas pela ideologia capitalista ainda assim, uma pequena parcela dos professores entrevistados se colocou em uma posição-sujeito crítica à implementação do Novo EM, mostrando a contradição no interior mesmo da FD neoliberal. |
Abstract: | The motivation of this research is linked to the interest of observing how schools that operate in the night shift in the city of Bagé/RS are facing the changes brought about by the reform of High School (HS) as: increased workload, change in curriculum, new disciplines, decreased workload on core subjects, etc. Thus, the work will be guided by the theoretical-analytical device of Discourse Analysis (DA), of Materialist strand, whose intention is to analyze the effects of meaning produced for the New HS by night shift first year students and teachers. For this, we mobilize the concepts of discourse, ideology and subject, then the latter is constituted by unconscious interpellation (without realizing it) to some discursive formation (DF), which determines what can and should be said, that being said, we have worked with the main DA theoreticians: M. Pêcheux, C. Fucks, E. Orlandi, among others. And we also mobilized the concept of Ideological State Apparatuses, from L. Althusser. And one of the specificities of this research was to build a bibliographical file with studies that analyze the governmental discourse that governs the new High School and a researcher's file with the analysis materialities from which we cut discursive sequences of statements of students and teachers of the 1st grade of the High School of the night course, to understand the subject-positions assumed by students and teachers and the effects of meaning produced about: the new High School, the increased workload, new subjects, training itineraries and education aiming at the labor market. Thereby, the research shows, via the meanings produced on the classroom observations and elaborated questions for teachers and students answer, we observed that schools have not really implemented the new teaching, because institutions are still planning; there is no structure to work with the New EM; teachers had little training; not all students and teachers received clear information about the renovation; and the reproduction of the labor market-oriented discourse is praised by most of the interviewees. In essence, we observe that the majority of the night course individuals, students and teachers, reproduce the governmental discourse produced by a neoliberal FD that aims to supply the market's needs for the maintenance of the relations of production determined by the capitalist ideology. |
Palavras-chave: | Discurso Sujeito Ideologia Novo Ensino Médio Discourse Subject. Ideology New High School |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | ERNESTO, Arthur Teixeira. O Novo Ensino Médio no discurso de alunos e professores do curso noturno de escolas públicas de Bagé/RS. 76 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8100 |
Data do documento: | 3-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCII_Arthur_Teixeira_Ernesto.docx.pdf | 727.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.