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Tipo: Monografia de Especialização
Título : Ensino remoto: o antagonismo digital em escolas rurais
Autor(es): Soares, João da Fonseca
Primeiro Orientador: Parzianello, Geder Luis
1° Membro da banca: Parzianello, Sandra Regina Barbosa
2° Membro da banca: Martins, Sidney Pires
Resumo: O presente artigo oferece um estudo bibliográfico relativamente ao ensino escolar durante a pandemia de COVID-19 com foco nas novas tecnologias, apoiado no esforço descritivo e interpretativo da educação nas escolas rurais do município de Quaraí-RS, entre os anos de 2020 e 2021. Amplia as discussões para as disparidades tecnológicas existentes naquele ambiente escolar que foram fatores decisivos na introdução do ensino remoto e que afetaram, diretamente, o processo de ensino-aprendizagem naquelas comunidades. A pesquisa atenta para o processo de evasão escolar dos jovens enquanto um fenômeno localizado na realidade do interior e que pode estar atrelado ao ambiente escolar pouco atrativo e menos vantajoso em relação a outros de trabalho que proporcionam uma renda maior e um conhecimento mais prático, como por exemplo, trabalhar na informalidade em pequenas propriedades rurais com o apoio da família. A estrutura educacional, em escolas periféricas urbanas e também nas rurais, na sua maioria, ficara atrelada ao século passado e recebera alguns jovens da geração digital com informações diversas, clamando por uma nova educação e, outros, sem acesso a nenhuma tecnologia, dada a diversidade de mundos sociais no ambiente escolar em evidência ainda maior naquele momento histórico. O acesso à rede mundial de computadores e às novas tecnologias não é possível em boa parte desses locais sejam nas periferias ou no campo, e nem para muitos desses jovens, por isso, o artigo ressalta as estratégias da rede municipal de ensino de Quaraí para suprir as demandas distintas que circundam o ambiente escolar com o objetivo de construir uma educação de qualidade e para todos, inclusive, para aqueles jovens que tinham ausência de sinais telefônicos, de internet e ou que viviam em regiões distantes onde o ensino remoto chegava tão somente pelo transporte escolar.
Resumen : This article offers a bibliographical study regarding school teaching during the COVID-19 pandemic, focusing on new technologies, supported by the descriptive and interpretative effort of education in rural schools in the municipality of Quaraí-RS, in the period between the years 2020 and 2021. It extends the discussions to the existing technological disparities in that school environment that were decisive factors in the introduction of remote teaching and that directly affected the teachinglearning process in those communities. The research pays attention to the school dropout process of young people as a localized phenomenon that may be linked to the unattractive and less advantageous school environment in relation to others that provide a higher income and more practical knowledge, such as working informally in small rural properties with the support of the family. The educational structure, in peripheral and rural schools, for the most part, was linked to the last century and received some young people from the digital generation with diverse information, clamoring for a new education, and others, without access to any technology, given the diversity of worlds in the school environment in even greater evidence at that historical moment. Access to the global computer network and new technologies is not possible in most of these peripheral and rural locations, nor for many of these young people, therefore, the article highlights the strategies of the municipal education network of Quaraí to meet the different demands that surround the school environment with the aim of building a quality education for everyone, including those young people who had no telephone or internet signals and/or who lived in distant regions where remote education arrived only by school transport.
Palabras clave : Ensino
Tecnologia - Disparidades regionais
Escolas rurais
Pandemias
Ensino via Web
Evasão escolar
Estratégias de aprendizagem
Teaching
Technology - Regional disparities
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Mídia e Educação
Citación : SOARES, João da Fonseca. Ensino remoto: o antagonismo digital em escolas rurais. 2023. 25 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8099
Fecha de publicación : 14-mar-2023
Aparece en las colecciones: Especialização em Mídia e Educação

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