Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8098
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O Ethos dos novos letramentos em narrativas de docentes de um curso de licenciatura em letras |
Autor(es): | Azambuja, Cristiane Bueno da Rosa de |
Primeiro Orientador: | Dornelles, Clara Zeni Camargo |
1° Membro da banca: | Dornelles, Clara Zeni Camargo |
2° Membro da banca: | Souza, Adriano de |
3° Membro da banca: | Lindemann, Renata Hernandez |
Resumo: | Nesta pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2015), situada no campo de discussão da Linguística Aplicada, a partir de narrativas construídas com docentes do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pampa a respeito de suas experiências em relação à linguagem, ao ensino de línguas e formação de professores e aos novos letramentos, busquei compor sentidos questionando em que medida a prática dos professores é mobilizada por um novo ethos relacionado aos novos letramentos. Considerando os Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984; 2014) e os estudos dos Novos Letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007; 2011; 2012; 2014), entendi, em uma das interpretações possíveis, que os docentes percebem um novo ethos, uma nova lógica nos modos de ser e fazer que se mostram nas linguagens e nas práticas de letramento, embora nem sempre compartilhem dessas práticas; e que marcas do que representa o ethos dos Novos Letramentos, associadas à denominada ciberespacial pós-industrial, não surjam de forma espontânea e relevante nas narrativas. Contudo, é possível que esse ethos mobilize algumas de suas práticas pedagógicas dadas as concepções de educação e linguagem compartilhadas. Apontei também alguns indícios de uma nova configuração do ethos, com base em fenômenos contemporâneos como as fake news e a centralidade dos letramentos críticos como mobilizadores dos sujeitos envolvidos com a educação e linguagem. Pensando em possibilidades futuras, de outras histórias e experiências para as pessoas que vivenciam o contexto do curso de Letras, compreendi que podemos pensar na ampliação da interação entre todos os sujeitos implicados nas relações educativas, tomando por base a experiência e uma ecologia de saberes (SOUZA SANTOS, 2013) e na reflexão a respeito do letramento do professor, situado em uma abordagem sociocultural e intrinsecamente relacionado ao conceito de letramentos críticos. |
Resumen : | In this narrative inquiry (CLANDININ; CONNELY, 2015), an approach from the field of Applied Linguistics, drawn upon narratives constructed with teachers of the Letters Degree at the Universidade Federal do Pampa, about their experiences concerning language, teaching languages, and teacher training and new literacies, I sought to compose meanings by questioning the extent to which teachers' practice is mobilized by a new ethos related to New Literacies. Considering the New Literacy Studies (STREET, 1984; 2014) and the studies of New Literacies (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007; 2011; 2012; 2014), I understand, in one of the possible interpretations, that teachers perceive a new ethos, a new logic in the ways of being and doing that are shown in the languages and literacy practices, although they do not always share these practices; and that marks of what represents the New Literacy ethos, associated with the so-called post-industrial cyberspace, do not appear spontaneously and relevantly in the narratives. However, this ethos may mobilize some of its pedagogical practices given the shared conceptions of education and language. I also pointed out some signs of a new ethos configuration, based on contemporary phenomena such as fake news and the centrality of critical literacies as mobilizers of the subjects involved in education and language. Thinking about future possibilities, of other stories and experiences for those involved in Language courses, I understood that we may think about expanding the interaction between all the subjects engaged in educational relationships, based on experience and ecology of knowledge (SOUZA SANTOS, 2013) and on teacher literacy reflections, situated in a sociocultural approach and intrinsically related to the concept of critical literacies. |
Palabras clave : | Pesquisa narrativa Novos letramento Ethos Narrative inquiry New literacies |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | AZAMBUJA, Cristiane Bueno da Rosa de. O Ethos dos novos letramentos em narrativas de docentes de um curso de licenciatura em letras. 64 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8098 |
Fecha de publicación : | 2-feb-2023 |
Aparece en las colecciones: | Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Cristiane_Azambuja_02_02_2023_repositorio.pdf | 704.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.