???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8085
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Esteróides anabolizantes : uma proposta de juri simulado para o ensino de química
Autor(es): Barbosa, Vinicius Uriel
Primeiro Orientador: Silva, Elisabete de Avila da
1° Membro da banca: Silva, Elisabete de Avila da
2° Membro da banca: Sinks, Udo Eckard
3° Membro da banca: Firme, Márcia von Frühauf
Resumo: Os esteróides anabólicos androgênicos (EAA) são derivados sintéticos da testosterona e suas derivações. Estas substâncias, para uso terapêutico e prescritas por profissionais da saúde, auxiliam no tratamento de diversas doenças e patologias, melhorando consideravelmente a vida dos seus usuários. Contudo, o uso delas vêm se espalhando no Brasil e no mundo, principalmente por atletas e frequentadores de academia que desejam o aumento da força física e da massa muscular, sem se preocuparem com os efeitos adversos provocados por essas substâncias. Frente a essa problemática, apresenta-se nesta pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, uma sequência didática para o ensino de Química estruturada em 4 aulas, que buscou, compreender como o emprego de Metodologias Ativas, na forma de estudo de caso e júri simulado, podem contribuir para identificar as propriedades dos compostos esteróides anabolizantes e seu vínculo com a química. Este estudo foi aplicado em uma turma do 3° ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Bagé - RS. A intervenção pedagógica foi avaliada por análise qualitativa descritiva e verificou-se que o presente estudo contribuiu para o aprendizado dos alunos em relação a esteróides anabolizantes, pois eles construíram argumentos lógicos e argumentação científica para discutirem as atividades propostas em sala de aula. Também, percebeu-se que as metodologias utilizadas, estudo de caso e júri simulado, contribuíram para o protagonismo discente, visto que eles participaram ativamente do processo de ensino e aprendizagem, argumentando, investigando e tomando decisões a partir de seus conhecimentos prévios e construídos ao longo da aplicação da pesquisa.
Abstract: Anabolic androgenic steroids (AAS) are synthetic derivatives of testosterone and its congeners. These substances, prescribed by health professionals for therapeutic use, help in the treatment of several diseases and pathologies, considerably improving both patient's health and quality of life. Use of AAS increased dramatically in Brazil and aound the world, mainly by athletes and gymgoers who want to increase physical strength and muscle mass, without worrying about the adverse effects caused by these substances. Faced with this problem, this research with a descriptive qualitative approach presents a didactic sequence for teaching Chemistry structured in 4 classes, which sought to understand how the use of Active Methodologies, in the form of a case study and simulated jury, can contribute to identify the properties of anabolic steroid compounds and their link with chemistry. This study was applied To a 3rd year public high school class in the city of Bagé - RS. The pedagogical intervention was evaluated by descriptive qualitative analysis and it was accepted that the present study contributed to the students' learning in relation to anabolic steroids, as they built logical arguments and scientific argumentation to discuss the proposed activities in the classroom. Also, note that the methodologies used, case study and simulated jury, stimulated student's protagonism, since they actively participated in the teaching and learning process, arguing, investigating and making decisions Based on their knowledge, either preexisting or aquired during our study.
metadata.dc.subject: Esteróides anabolizantes
Metodologias ativas
Ensino de Química
Anabolic steroids
Active methodologies
Chemistry teaching
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: BARBOSA, Vinicius Uriel. Esteróides anabolizantes : uma proposta de juri simulado para o ensino de química. 81 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8085
metadata.dc.date.issued: 26-Jan-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_VINICIUS_BARBOSA__1_.pdf7.39 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???