Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8080
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Rádio-escola na educação básica e superior: uma revisão sistemática de literatura
Autor(es): Goulart, Sheila de Oliveira
Primeiro Orientador: Bacin, Miro Luiz dos Santos
1° Membro da banca: Comassetto, Leandro Ramires
2° Membro da banca: Duval, Adriana Ruschel
Resumo: A rádio-escola surge como uma possibilidade pedagógica de construção do saber, criatividade, reflexão e oralidade, promovendo os ouvintes a protagonistas do seu aprendizado. Nesse contexto, esta pesquisa conduziu uma revisão sistemática de literatura na BDTD com o objetivo de identificar e analisar as produções científicas sobre a rádioescola na educação básica e superior brasileira no período de 2007 a 2022. Como resultados, este estudo evidencia que a rádio-escola promove a inter e a transdisciplinaridade, conexão com a educomunicação, liberdade de expressão, autonomia, mudança nas práticas pedagógicas e uma educação libertadora. Além disso, os achados demonstram questões intrínsecas como: escuta da fala juvenil, mediação comunicacional constitutiva, produção de gêneros orais e escritos, discurso midiático, projetos de vida e as diversas formas de desenvolver a rádio em ambientes escolares, revelando as multifacetas e perspectivas de discussão em torno da temática. Foi possível concluir que a rádio-escola pode estar se desviando do seu foco, inclinando-se mais para o caráter informativo e de entretenimento, do que para o pedagógico. Faz-se necessário refletir sobre por que fazê-la, como e para que, considerando seu propósito de possibilitar uma educação cidadã, democrática, inclusiva, equitativa e emancipadora, focada na edificação e ressignificação de saberes.
Abstract: The radio school emerges as a pedagogical possibility for the construction of knowledge, creativity, reflection and orality, promoting listeners as protagonists of their learning. In this context, this research conducted a systematic literature review on the BDTD with the objective of identifying and analyzing the scientific productions on the radio school in Brazilian basic and higher education in the period from 2007 to 2022. As a result, this study shows that the radio school promotes inter and transdisciplinary, connection with educommunication, autonomy, freedom of expression, change in pedagogical practices and a liberating education. In addition, the findings demonstrate intrinsic issues such as: listening to youth speech, constitutive communicational mediation, educational genre, life projects and the different ways of developing radio in school environments, revealing multifaceted perspectives of discussion around the theme. It was possible to conclude that the radio school may be deviating from its focus, leaning more towards the informative and entertainment character than towards the pedagogical one. It is necessary to reflect on why to do it, how and for what, considering its purpose of enabling a citizen, democratic, inclusive, equitable and emancipatory education, focused on the construction and resignification of knowledge.
Palavras-chave: Cidadania
Comunicação
Mídia social
Educação
Mídia social na educação
Citizenship
Communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Mídia e Educação
Citação: GOULART, Sheila de Oliveira. Rádio-escola na educação básica e superior: uma revisão sistemática de literatura. 2022. 22 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8080
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Mídia e Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sheila de Oliveira Goulart 2022.pdf294.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.