???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8072
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Bacin, Miro Luiz dos Santos-
dc.creatorSantos, Francislene dos-
dc.date.accessioned2023-03-21T20:02:34Z-
dc.date.available2023-03-21-
dc.date.available2023-03-21T20:02:34Z-
dc.date.issued2023-01-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Francislene dos. Práticas educomunicativas para inclusão do cidadão à previdência social brasileira. 2023. 23 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8072-
dc.description.abstractThis article deals with theoretical research on Educommunication, actions for the inclusion of citizens in Social Security and the Social Security Education Program of the National Institute of Social Security - PEP/INSS. It is proposed to bring together the theory and practices of Educommunication with the Social Security Education Program/INSS. Educommunication understood as a communication practice to develop citizenship, social inclusion, access to information, critical reading of information and the use of information for the emancipation of citizens. This research has as its premise, therefore, to carry out a theoretical and practical reading, identifying paths pointed out by Educommunication that can be applied in the Social Security Education Program of the INSS. This study identified methods and procedures to be adopted so that information reaches citizens in a clear, inclusive and emancipating way so that they know their rights. Therefore, it is clear that it is fundamental to carry out the identification and mapping of the subjects who are the target of the program's actions, aiming to promote actions with specific guidelines and a focus on digital inclusion. Social inclusion actions on welfare benefits with a focus on information about rights, partnerships to develop digital inclusion actions, and also expand social security information multipliers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação de massa e educaçãopt_BR
dc.subjectDemocracia - Participação do cidadãopt_BR
dc.subjectPrevidência socialpt_BR
dc.subjectInstituto Nacional do Seguro Social (Brasil)pt_BR
dc.subjectMass communication and educationpt_BR
dc.subjectDemocracy - Citizen Participationpt_BR
dc.titlePráticas educomunicativas para inclusão do cidadão à previdência social brasileirapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0113517304128802pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6459028709674609pt_BR
dc.contributor.referee1Duval, Adriana Ruschel-
dc.contributor.referee2Menezes, Bruno Anthony Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0742080030660985pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939657343347881pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Mídia e Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo trata-se de uma pesquisa teórica sobre a Educomunicação, ações para inclusão do cidadão à Previdência Social e o Programa de Educação Previdenciária do Instituto Nacional do Seguro Social – PEP/INSS. Propõe-se realizar a aproximação de teoria e práticas da Educomunicação com o Programa de Educação Previdenciária/INSS. Educomunicação entendida como uma prática de comunicação para desenvolver a cidadania, inclusão social, acesso à informação, leitura crítica das informações e o uso da informação para emancipação do cidadão. Esta pesquisa tem como premissa, portanto, fazer a leitura teórico prática, identificando caminhos apontados pela Educomunicação que possam ser aplicados no Programa de Educação Previdenciária do INSS. Este estudo identificou métodos e procedimentos a serem adotados para que as informações cheguem aos cidadãos de forma clara, inclusiva e emancipadora dos sujeitos para que conheçam seus direitos. Portanto, percebe-se que é fundamental realizar a identificação e mapeamento dos sujeitos que são alvo das ações do programa, visando promover ações com pautas específicas e foco na inclusão digital. Ações de inclusão social sobre benefícios assistenciais com foco na informação sobre os direitos, parcerias para desenvolver ações deinclusão digital e, ainda, ampliar os multiplicadores de informações previdenciárias.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Mídia e Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Francislene dos Santos 2023.pdf812.37 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???