Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8070
Tipo: Monografia de Especialização
Título : Mídias e infância: o Youtube na formação do eu e do outro
Autor(es): Mussi, Amanda
Primeiro Orientador: Parzianello, Sandra Regina Barbosa
1° Membro da banca: Comassetto, Leandro Ramires
2° Membro da banca: Ferrari Júnior, José Carlos
Resumo: As plataformas de conteúdos digitais têm ganhado um grande espaço no cotidiano das crianças por serem de fácil acesso e onde muitos se sentem à vontade para se expressar, entre as quais, o YouTube aparece como destaque. O presente trabalho discute quão inclusivos são os conteúdos produzidos e publicados nessa plataforma para crianças. A pergunta central se baseia em questionar qual o lugar direcionado às crianças com deficiências nos conteúdos produzidos e disponibilizados nesta plataforma. Trata-se de um estudo qualitativo, bibliográfico e exploratório, analisando vídeos e conteúdos disponíveis. Com a pesquisa, foi possível identificar que não há inclusão de crianças com deficiências nos materiais analisados, sendo necessário críticas e representatividade desse público nas plataformas digitais, na busca por uma cidadania ativa dessas populações. Nesse sentido, sempre há uma busca de oportunidades para o desenvolvimento de brincadeiras, com interações e aceitação adequadas às diversas barreiras enfrentadas pelas crianças com deficiência.
Resumen : The digital platform has grown in the children's daily life, it is accessible, and where people feel comfortable to express themselves, as well as YouTube seems to be the spotlight. This article discusses how inclusive are the contents produced and published in this children’s platform. The main question is to enquire what is the space for children with disabilities in this platform. Therefore, this paper is qualitative, bibliographic and exploratory, analyzing the videos and contents available. The research identified that there is no inclusion of children with disabilities in the material analyzed, needing critics and representativity of this public in the digital platforms, hoping for awareness in this area. Thus, there's always a longing for opportunities and development of games, interactions and acceptance of the several struggles faced by the children with disabilities.
Palabras clave : Crianças com deficiência
Inclusão digital
Youtube (Recurso eletrônico)
Children with disabilities
Digital inclusion
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Mídia e Educação
Citación : MUSSI, Amanda. Mídias e infância: o Youtube na formação do eu e do outro. 2023. 21 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8070
Fecha de publicación : 27-ene-2023
Aparece en las colecciones: Especialização em Mídia e Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Amanda Mussi 2023.pdf319.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.