Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Severo, Patrícia Schneider-
dc.creatorMalaguez, Leila Passos-
dc.date.accessioned2023-03-21T20:00:51Z-
dc.date.available2023-03-23-
dc.date.available2023-03-21T20:00:51Z-
dc.date.issued2023-02-08-
dc.identifier.citationMALAGUEZ, Leila Passos. As potencialidades da feira agroecológica Arpa-Sul Pelotas: produção, comercialização e certificação. 42p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8068-
dc.description.abstractThis study aims to reflect on the consumption of healthy food through organic foods sold at the ecological fair in Pelotas. It is understood that ecological fairs are more than a point of commerce, in reality they are distribution channels versus contacts of sources of certified organic products. It uses a bibliographic, documental study, with a qualitative approach, of the descriptive-exploratory type, where interviews were carried out with the stallholders, demonstrating the potential of the ecological fair, understanding that they are beyond the dissemination of a healthy food culture. The expectations of this study refer to contributing to the dissemination of the work of the market Ecologic de Pelotas, with the dissemination of a healthy food culture, since the production of organic products primarily benefits the earth, extends to the consumer and by generating trust relationships between producer and consumer that spans many years.It is believed that this work will contribute to new propositions with the organic food sector and, furthermore, a broaderreflection can be inferred regarding the need for new, more sustainable consumption patterns. In this way, it will be possible to approximate the real needs, from the understanding of what they most value when buying organic products, whether in terms of concrete attributes (price, appearance of the products), abstract (taste, quality) and also, psychological factors (feeling safety when eating.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeira Ecológica ARPA-SULpt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.subjectARPA-SUL Ecological Fairpt_BR
dc.subjectAgroecologypt_BR
dc.subjectHealthy eatingpt_BR
dc.titleAs potencialidades da feira agroecológica Arpa-Sul Pelotas: produção, comercialização e certificaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Severo, Patrícia Schneider-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Angela Mara Bento-
dc.contributor.referee3Carvalho, Alexandre Caldeirão-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo investigar as potencialidades da feira ecológica de Pelotas, segundo a visão dos feirantes, e procura refletir quanto ao consumo da alimentação saudável através dos alimentos orgânicos comercializados na feira ARPA-SUL. Entende-se que as feiras ecológicas são mais do que um ponto de comércio no segmento da produção orgânica, na realidade são canais de distribuição versus contatos de fontes de produtos orgânicos certificados. Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico, documental, com abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratório, onde foram realizadas três entrevistas junto aos feirantes, de diferentes pontos localizados na cidade de Pelotas, demonstrando as potencialidades da feira ecológica, de forma a compreender o que está para além da divulgação de uma cultura alimentar saudável. As respostas a estas entrevistas concentraram-se na análise qualitativa, sob uma análise reflexiva onde o estudo expressa as opiniões dos feirantes, demonstrando o perfil do feirante na Feira Ecológica de Pelotas, que trabalham a Terra desde o cuidado do plantio até a sua comercialização direta ao consumidor, sem atravessadores, portanto proporcionando um maior ganho real aos feirantes e promovendo um laço de confiança entre os feirantes e os consumidores. Também destaca-se a importância da criação do Grupo ARPA-SUL, em todas as etapas de produção e comercialização. Por fim, discute-se as perspectivas e os desafios para manter a produção orgânica organizada, revelando-se sujeitos ativos, e muitas vezes, decisivos em continuar na luta por uma terra livre de venenos, mais produtiva e preservada para futuros agricultores e seus descendentes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão do Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEILA PASSOS MALAGUEZ.pdfLeila Passos Malaguez 2023942.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.