Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8053
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Baccin, Alciane Nolibos-
dc.creatorUrach, Priscila Bicca-
dc.date.accessioned2023-03-10T18:07:11Z-
dc.date.available2023-03-10-
dc.date.available2023-03-10T18:07:11Z-
dc.date.issued2023-01-12-
dc.identifier.citationURACH, Priscila Bicca. Comunicação digital e educação patrimonial: análise da Revista SB Sala de Aula como recurso pedagógico na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus. 2023. 111 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8053-
dc.description.abstractThere are many ways to preserve the history and culture of a society, one of them is valuing the people's historical and cultural heritage through a form and language in which we can also include children, as they are the ones who will continue this legacy. With that in mind, this dissertation aims to understand how the website of the SB Sala de Aula digital magazine can be a pedagogical tool in the teaching and learning of elementary school children about the history of São Borja. The research seeks a dialogue between the themes of communication, education and the Creative Industry. The methodological techniques used were bibliographic research to understand the main concepts, qualitative field research, through participant observation; semi-structured interviews with teachers and application of a questionnaire to students. Finally, we analyzed and crossed data from participant observations, interviews and questionnaires. Through this route, we arrived at some considerations that answer the guiding question of this research, Communication can contribute to the teaching of São Borjense culture and history from the Revista Digital SB Sala de Aula website because it is recognized as a pedagogical teaching tool , being able to help in the teaching of historical education in the municipality of São Borja.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação de massa e educaçãopt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectPeriódicos eletrônicospt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino criativopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMass communication and educationpt_BR
dc.subjectCultural heritagept_BR
dc.titleComunicação digital e educação patrimonial: análise da Revista SB Sala de Aula como recurso pedagógico na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5661719804785258pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6112297707028956pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Luciana Menezes-
dc.contributor.referee2Pinto, Muriel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605424722032113pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3677950351492634pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoMuitas são as maneiras de preservar a história e a cultura de uma sociedade, uma delas é a valorização do patrimônio histórico e cultural do povo por meio de forma e linguagem em que possamos também incluir as crianças, pois são elas que irão continuar esse legado. Tendo isso em vista, esta dissertação tem como objetivo compreender como o site da Revista digital SB Sala de Aula pode ser uma ferramenta pedagógica no ensino aprendizagem das crianças do ensino fundamental sobre a história de São Borja. A pesquisa busca um diálogo entre as temáticas da comunicação, educação e Indústria Criativa. As técnicas metodológicas utilizadas foram a pesquisa bibliográfica para compreender os principais conceitos, a pesquisa de campo de base qualitativa, por meio da observação participante; entrevistas semiestruturadas com os docentes e aplicação de questionário aos discentes. Por fim, analisamos e cruzamos os dados das observações participantes, das entrevistas e dos questionários. Por meio desse percurso, chegamos a algumas considerações que respondem a pergunta norteadora desta pesquisa, a Comunicação pode contribuir no ensino da cultura e da história são-borjense a partir do Site Revista Digital SB Sala de Aula porque é reconhecida como uma ferramenta pedagógica de ensino, podendo auxiliar no ensino da educação histórica do município de São Borja.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Priscila Bicca Urach 2023.pdf3.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.