???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8052
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A dimensão pedagógica do serviço social: perspectivas profissionais para a emancipação da classe subalterna
Autor(es): Rodrigues, Leonardo Macedo
Primeiro Orientador: Damascena, Monique Bronzoni
1° Membro da banca: Berwig, Solange Emilene
2° Membro da banca: Ferreira, José Wesley
Resumo: A presente monografia tem como temática a dimensão pedagógica do Serviço Social brasileiro. E delimita-se a reafirmar a dimensão pedagógica do(a) assistente social, enquanto processo interventivo pedagógico e emancipatório, que socializa as informações, a consciência política de classe, e fortalece a organização da sociedade civil subalterna para suas mobilizações sociais reivindicatórias. Busca-se, enquanto objetivo geral, apreender a dimensão pedagógica do Serviço Social brasileiro, a partir da produção bibliográfica recente da área do Serviço Social no Brasil. A metodologia utilizada na pesquisa trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório para atender os objetivos específicos. Estes são: levantar às produções bibliográficas recentes da área do Serviço Social brasileiro sobre a dimensão pedagógica do(a) Assistente Social e; categorizar o conceito de dimensão pedagógica do(a) Assistente Social, a partir das produções bibliográficas recentes (artigos científicos) da área do Serviço Social brasileiro. Como resultado da análise, a composição da amostra da pesquisa bibliográfica foi de 09 (nove) artigos produzidos recentemente na área do Serviço Social brasileiro. As referências a essa dimensão nas produções encontradas também utilizam outras nomenclaturas, tais como “dimensão socioeducativa”; “função pedagógica”, “dimensões política e pedagógica” e; “estratégias política e pedagógica”. Entretanto, todas referem-se à identidade do Serviço Social, no processo interventivo ideopolítico da profissão, sendo esta, uma estratégia pedagógica que situa-se no exercício de socializar a apreensão dos direitos sociais e, instigar a classe subalterna a reconhecer como sociedade política, para a sua participação plena nos processos de organização e mobilização social, de acordo com as suas demandas e reivindicações.
Resumen: Esta monografía tiene como tema la dimensión pedagógica del Trabajo Social brasileño. Y se limita a reafirmar la dimensión pedagógica del trabajador social, como proceso intervencionista pedagógico y emancipador, que socializa la información, la conciencia política de clase, y fortalece la organización de la sociedad civil subalterna para sus movilizaciones sociales exigentes. Busca, como objetivo general, aprehender la dimensión pedagógica del Trabajo Social brasileño, a partir de la producción bibliográfica reciente en el área del Trabajo Social en Brasil. La metodología utilizada en la investigación es una investigación bibliográfica exploratoria para cumplir con los objetivos específicos. Estos son: levantar producciones bibliográficas recientes en el área del Trabajo Social brasileño sobre la dimensión pedagógica del Trabajador Social y; categorizar el concepto de la dimensión pedagógica del Trabajador Social, a partir de producciones bibliográficas recientes (artículos científicos) en el campo del Trabajo Social brasileño. Como resultado del análisis, la composición de la muestra de investigación bibliográfica fue de 09 (nueve) artículos producidos recientemente en el área de Trabajo Social Brasileño. Las referencias a esta dimensión en las producciones encontradas también utilizan otras nomenclaturas, como “dimensión socioeducativa”; “función pedagógica”, “dimensiones políticas y pedagógicas” y; “Estrategias políticas y pedagógicas”. Sin embargo, todos se refieren a la identidad del Trabajo Social, en el proceso intervencionista ideopolítico de la profesión, siendo esta una estrategia pedagógica que radica en el ejercicio de socializar la aprehensión de los derechos sociales e instigar a la clase subalterna a reconocerse como sociedad política, para su plena realización. participación en los procesos de organización y movilización social, de acuerdo con sus demandas y reivindicaciones.
metadata.dc.subject: Serviço Social
Prática profissional
Trabalho qualificado
Assistentes sociais
Servicio social
Practica profesional
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: RODRIGUES, Leonardo Macedo. A dimensão pedagógica do serviço social: perspectivas profissionais para a emancipação da classe subalterna. 2023. 74 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8052
metadata.dc.date.issued: 7-Feb-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Leonardo Macedo Rodrigues 2023.pdf546.13 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???