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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Estabilização de um solo arenoso fino com emulsão asfáltica visando futura utilização em estradas não-pavimentadas
Autor(es): Pinheiro, Caroline Salbego
Primeiro Orientador: Budny, Jaelson
Resumo: A estabilização química com emulsão asfáltica busca potencializar os parâmetros existentes no solo para fins específicos. O objetivo deste estudo é avaliar o comportamento da mistura de uma emulsão asfáltica RM-1C com um solo arenoso fino frente ao ensaio de Resistência a Compressão Simples (RCS) visando a utilização como alternativa de baixo custo em estradas não-pavimentadas. O estudo busca analisar junto a isso o incremento de Equaçãos baseadas na granulometria do solo para determinação do teor ideal de emulsão asfáltica. Dentro desse contexto, foram realizados os ensaios de caracterização do solo, determinação da umidade ótima (Wótima) e massa específica aparente seca máxima (MEASmáx) para o solo puro e com a adição de 4%, 6% e 8% de emulsão asfáltica RM-1C como parâmetro de partida. Em seguida, a determinação do teor ideal de emulsão asfáltica e o ensaio de RCS para o tempo de aeração de 1h e 2h (ruptura da emulsão) e com 7 e 28 dias de tempo de cura em temperatura ambiente de 21ºC. O ensaio de RCS foi realizado para os corpos-de-prova com imersão em água por 24h e sem imersão. Foi verificado um incremento na RCS para o valor de 4% de emulsão asfáltica adicionado a mistura, sendo este o mais próximo do teor ideal calculado. Enquanto para valores superiores ao teor ideal (6% e 8%) foi observado um decréscimo na RCS e aumento na impermeabilização dos grãos. Constou-se ainda a necessidade da cura para que haja incremento na RCS. Portanto, o solo arenoso fino analisado apresentou resultados satisfatórios para utilização como base para fins rodoviários em um teor baixo, caracterizando assim a viabilidade de aplicação a baixo custo. Palavras-chave: estabilização química; emulsão asfáltica; solo arenoso fino; estradas não-pavimentadas.
Resumen : Chemical stabilization with asphalt emulsion seeks to enhance existing parameters in the soil for specific purposes. The objective of this study is to evaluate the behavior of the mixture of an asphaltic emulsion RM-1C with a fine sandy soil against the Simple Compressive Strength (RCS) test, aiming at its use as a low-cost alternative on unpaved roads. The study seeks to analyze together with this the increment of equations based on soil granulometry to determine the ideal asphalt emulsion content. Within this context, soil characterization tests were carried out, determination of optimal moisture (Wótima) and maximum apparent dry specific mass (MEASmáx) for the pure soil and with 4%, 6% and 8% of asphaltic emulsion RM-1C as a starting parameter. Then, the determination of the ideal asphalt emulsion content and the RCS test for the aeration time of 1h and 2h for emulsion rupture, with 7 and 28 days of curing time at an ambient temperature of 21ºC. The RCS test was carried out for the specimens with immersion in water for 24 hours and without immersion. An increase in RCS was verified for the value of 4% of asphaltic emulsion added to the mixture, which is the closest to the ideal content. While for values higher than the ideal content (6% and 8%) a decrease in RCS and an increase in the impermeability of the grains was observed. There was also a need for a cure to increase RCS. Therefore, the fine sandy soil analyzed showed satisfactory results for use as a base for road purposes at a low content, thus characterizing the feasibility of application at low cost. Keywords: chemical stabilization; asphalt emulsion; fine sandy soil; unpaved roads.
Palabras clave : Engenharia civil
Misturas com emulsão asfáltic
Solos arenosos
Estradas
Civil engineering
Asphalt emulsion mixtures
Sandy soils
Roads
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citación : PINHEIRO, Caroline Salbego. Estabilização de um solo arenoso fino com emulsão asfáltica visando futura utilização em estradas não-pavimentadas. Orientador: Jaelson Budny. 2023. 107p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8027
Fecha de publicación : 23-feb-2023
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil

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