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dc.contributor.advisor1Hartmann, Diego Arthur-
dc.creatorDorneles, Maximiliano Vicente-
dc.date.accessioned2023-03-06T17:47:11Z-
dc.date.available2023-03-03-
dc.date.available2023-03-06T17:47:11Z-
dc.date.issued2023-02-22-
dc.identifier.citationDORNELES, Maximiliano Vicente. Desenvolvimento de um modelo correlacional entre o valor eficaz da aceleração vertical e valor de serventia atual para desenvolvimento de mapa indicativo da qualidade de pavimentos do município de Alegrete-RS. Orientador: Diego Arthur Hartmann. 2022. 78p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8022-
dc.description.abstractWith the increasing expansion of land vehicle fleet and urban roads for transport circulation, it’s necessary to implement tools or technologies that would help in the management of pavements. This study aims to evaluate the applicability of the smartphone to estimate the longitudinal irregularity of flexible urban pavements by the root mean square of vertical acceleration (RMSVA), and correlate with the method of the Value of Current Utility (VSA). The work was performed in the city of Alegrete - Rio Grande do Sul, where a total of five sections of flexible pavements were evaluated by two methods, the first using a smartphone and the SensorLab application, where each section was traveled 10 times to obtain the average of the pavement RMSVA values, and the other was the application of VSA, the evaluation was performed in urban pavements, with asphalt coating whose sections have different ages and levels of conservation. After obtaining the collected data, it was then possible to determine the order of priority for maintenance and rehabilitation of the sections. Using the VSA method, it was possible to determine that, of the 9510 meters of flexible pavements evaluated, 4,42% of the total were considered in excellent condition, 44,06% in good condition, 29,65% in regular condition, 12,93% in bad condition and 8,94% in very poor condition. For the same sections evaluated by the VSA and through the correlation of methods, the RMSVA determined that 13,04% of the total were considered in excellent condition, 41,75% in good condition, 23,35% in fair condition, 18,50 % in poor condition and 3,36% in poor surface condition. Therefore, it’s understood that with the generation of the maps, the objective of the work was fulfilled and the results were successfully concluded, however, it is still necessary to analyze more data from the existing road network, expanding the studies on the management of urban pavements in the city. Keywords: longitudinal irregularity, Current Service Value, management of pavements, Smartphone.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectAlegrete-RSpt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectPavementspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um modelo correlacional entre o valor eficaz da aceleração vertical e valor de serventia atual para desenvolvimento de mapa indicativo da qualidade de pavimentos do município de Alegrete-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoCom a crescente ampliação da frota de veículos terrestres e das vias urbanas para a circulação dos transportes, é necessário implementar ferramentas ou tecnologias que auxiliem na gerência dos pavimentos. Este estudo tem como objetivo avaliar a aplicabilidade do smartphone para estimar a irregularidade longitudinal dos pavimentos flexíveis urbanos pela raiz média quadrática da aceleração vertical, e correlacionar com o método do Valor de Serventia Atual (VSA). O trabalho foi realizado na cidade de Alegrete - Rio Grande do Sul, onde foram avaliadas um total de cinco seções de pavimentos flexíveis por dois métodos, o primeiro com o uso de smartphone e do aplicativo SensorLab, onde cada trecho foi percorrido 10 vezes para obter-se a médias dos valores de RMSVA do pavimento, e o outro foi a aplicação do VSA, a avaliação foi realizada em pavimentos urbanos, de revestimento asfáltico cujas seções possuem diferentes idades e níveis de desgaste. Com obtenção dos dados coletados, foi então possível fazer o apontamento da ordem de prioridade para a manutenção e reabilitação dos trechos. Pelo método do VSA, foi possível determinar que, dos 9510 metros de pavimentos flexíveis avaliados, 4,42% do total foram considerados em ótimo estado, 44,06% em bom estado, 29,65% em estado regular, 12,93% em estado ruim e 8,94% em péssimo estado de conservação superficial. Para os mesmos trechos avaliados pelo VSA e através da correlação dos métodos, o RMSVA determinou que 13,04% do total foram considerados em ótimo estado, 41,75% em bom estado, 23,35% em estado regular, 18,50% em estado ruim e 3,36% em péssimo estado de conservação superficial. Assim, entende-se que com a geração dos mapas, cumpriu-se o objetivo do trabalho e os resultados foram concluídos com sucesso, entretanto, ainda é necessária analisar mais dados da malha viária existente, ampliando os estudos sobre a gestão dos pavimentos urbanos do município. Palavras-Chave: Irregularidade longitudinal, Valor de Serventia Atual, gerência de pavimentos, Smartphone.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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MAXIMILIANO VICENTE DORNELES - 2023.pdf2.79 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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