???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7976
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Aproveitamento da casca de arroz produzida no estado do Rio Grande do Sul em Usinas Termelétricas
Autor(es): Ojeda, Leonardo Vasconcelos
Primeiro Orientador: Silva, Sabrina Neves da
1° Membro da banca: Silva, Sabrina Neves da
2° Membro da banca: Taveira, Luciano Vieceli
3° Membro da banca: Moraes, Marcelo Romero de
Resumo: De acordo com o desenvolvimento da sociedade, o suprimento de energia seja elétrica, mecânica ou térmica, foi de suma importância, proporcionando mobilidade e conforto. No avançar da sociedade começamos a observar mudanças no meio ambiente, como a poluição atmosférica, que culmina em diversos fatos alarmantes, dentre eles, chuva ácida, efeito estufa, diminuição da camada de ozônio e mudanças climáticas. Atualmente, 67% dos gases do efeito estufa são provindos do uso de combustíveis fósseis e processos industriais. A descarbonização, é a ideia que consiste na redução da dependência dos combustíveis fósseis, sendo a favor do uso de combustíveis renováveis unida a transição energética, deixando de ser uma matriz energética baseada em hidrocarbonetos. A utilização de biocombustíveis em unidades termelétricas permite a conclusão do ciclo do carbono, menor poluição relacionada aos combustíveis fósseis. A casca de arroz é um substrato estéril, e subproduto resultante do processamento do grão de arroz, seu emprego em unidades de geração e cogeração de energia como combustível, possibilitam a geração de energia elétrica ou térmica, utilizando as em processos industriais, havendo como resultado da combustão, as cinzas da casca de arroz, que podem ser utilizadas como adubo ou mistura em argamassas cimentícias, ambas finalidades contribuintes para a minimização de impactos ambientais.
Abstract: De acuerdo con el desarrollo de la sociedad, el suministro de energía, ya sea eléctrica, mecánica o térmica, fue de suma importancia, brindando movilidad y comodidad, alarmando, entre ellos, la lluvia ácida, el efecto invernadero, el agotamiento de la capa de ozono y el cambio climático. Actualmente el 67% de los gases de efecto invernadero provienen del uso de combustibles fósiles y procesos industriales, la descarbonización es la idea que consiste en reducir la dependencia de los combustibles fósiles, estar a favor del uso de combustibles renovables junto con la transición energética, dejar de ser una energía matriz a base de hidrocarburos. El uso de biocombustibles en unidades termoeléctricas permite completar el ciclo del carbono, menos contaminación relacionada con los combustibles fósiles. La cascarilla de arroz es un sustrato estéril, y un subproducto resultante del procesamiento del grano de arroz, su uso en unidades de generación y cogeneración de energía como combustible, posibilita la generación de energía eléctrica o térmica, utilizándolas en procesos industriales, resultando de combustión, cenizas de cascarilla de arroz, que pueden ser utilizadas como fertilizante o mezcla en morteros cementosos, contribuyendo ambas finalidades a la minimización de los impactos ambientales.
metadata.dc.subject: Descarbonização
Casca de arroz
Cinzas da casca de arroz
Matriz energética
Transição energética
Descarbonización
Cáscara de arroz
Ceniza de cáscara de arroz
Matriz energética
Transición energética
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: OJEDA, Leonardo Vasconcelos. Aproveitamento da casca de arroz produzida no estado do Rio Grande do Sul em Usinas Termelétricas. 73 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7976
metadata.dc.date.issued: 23-Jan-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Energias Renováveis e de Ambiente

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Leonardo_Ojeda_SEI.pdf1.42 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???