???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7964
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A relação do estágio em língua portuguesa com a formação acadêmica do curso de letras da Unipampa, campus Jaguarão
Autor(es): Vieira, Carmem Lucia Soares
Primeiro Orientador: Marins, Ida Maria
1° Membro da banca: Marins, Ida Maria
2° Membro da banca: Neuschrank, Aline
3° Membro da banca: Simioni, Leonor
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a prática de estágio supervisionado em Língua Portuguesa, relacionando-a com a formação teórico-prática no curso de Letras (presencial), da Universidade Federal do Pampa/campus Jaguarão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (auto) biográfica de cunho reflexivo. Como metodologia de trabalho, faço uma revisão bibliográfica da legislação e da literatura, na área da educação, que tratam do objeto estágio. Depois, trago um relato/reflexivo sobre minha experiência no estágio supervisionado III de docência, fazendo uma análise da prática desenvolvida e sua relação com a formação teórico/prática do curso de Letras. No primeiro capítulo, faço um apanhado sobre a legislação dos estágios juntamente com uma apresentação das concepções de estágio, feita pelas autoras Pimenta e Lima (2009). No segundo capítulo, apresento as disciplinas presentes no currículo do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa (2017) – Campus Jaguarão, especificamente, as áreas de português/linguística, literatura e educação, discutindo suas propostas e a importância que elas têm na formação do futuro professor. No terceiro capítulo, trago minha experiência no estágio supervisionado de docência, discutindo a relação da prática vivenciada com a formação tida nas áreas de língua portuguesa/linguística, literatura e educação ao longo do curso. Para finalizar, trago considerações a partir de minhas reflexões, concluindo que é necessário que o curso de Letras trabalhe as horas teóricas e práticas articuladas desde o início curso, para assegurar uma formação e atividade de estágio mais qualificadas.
Resumen: El presente trabajo de finalización de curso tiene como objetivo analizar la práctica de la pasantía supervisada en Lengua Portuguesa, relacionándola con la formación teórico-práctica en el curso de Letras, de la Universidad Federal del Pampa/campus Jaguarão. Se trata de una investigación cualitativa (auto) biográfica de tipo reflexivo. Como metodología de trabajo, hago una revisión bibliográfica de la legislación y de la literatura, en el área de la educación, que tratan del objeto de la pasantía. Luego traigo un relato/reflexivo sobre mi experiencia en la pasantía supervisada III de docencia, haciendo un análisis de la práctica desarrollada y su relación con la formación teórico/práctica del curso de Letras. En el primer capítulo, hago un resumen sobre la legislación de las pasantías junto con una presentación de las concepciones de la pasantía, realizada por las autoras Pimenta y Lima (2009). En el segundo capítulo, presento las disciplinas presentes en el currículo del curso de Letras de la Universidad Federal de Pampa (2017) – Campus Jaguarão, específicamente, las áreas de portugués/lingüística, literatura y educación, discutiendo sus propuestas y la importancia que tienen en la formación del futuro profesor. En el tercer capítulo, traigo mi experiencia en la pasantía supervisada de docencia, discutiendo la relación de la práctica vivida con la formación tomada en las áreas de lengua portuguesa/lingüística, literatura y educación a lo largo del curso. Para concluir, traigo consideraciones a partir de mis reflexiones, concluyendo que es necesario que el curso de Letras trabaje las horas teóricas y prácticas articuladas desde el inicio curso, para garantizar una formación y una actividad de prácticas más cualificadas.
metadata.dc.subject: Estágio supervisionado
Teoria-prática
Língua Portuguesa
Formação docente
Pasantía supervisada
Teoría-práctica
Lengua Portuguesa
Formación docente
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: VIEIRA, Carmem Lucia Soares. A relação do estágio em língua portuguesa com a formação acadêmica do curso de letras da Unipampa, campus Jaguarão. 41p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7964
metadata.dc.date.issued: 12-Dec-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CARMEM LUCIA SOARES VIEIRA.pdfCarmem Lucia Soares Vieira 2019372.89 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???