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dc.contributor.advisor1Wiedenhoft, Aldoni Gabriel-
dc.creatorEnderle, João Rafael Dorneles-
dc.date.accessioned2023-02-23T17:45:49Z-
dc.date.available2023-02-23T17:45:49Z-
dc.date.issued2023-01-30-
dc.identifier.citationENDERLE, João Rafael Dorneles. Estudos preliminares para o desenvolvimento de um conector bimetálico de cobre e alumínio pela soldagem por fricção convencional. Orientador: Aldoni Gabriel Wiedenhoft. 2023. 41p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Mecânica, Alegrete, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7955-
dc.description.abstractFriction welding and mechanical mixing, when compared to other solid state welding methods, is one of more recent, but there are already many studies and applications for it. This technique consists of joining two materials that are difficult to weld using conventional techniques. The friction welding method that joins materials in a solid state without melting them. The quality of this weld depends on several factors such as: rotation speed, feed and contact time. The presente work aims to develop a bimetallic connector between copper (C110) and aluminum (6060 T5). For this, three different cases were proposed: the first and the second used a continuous advance of 100 mm/min, with rotations of 3000, 5000 and 7000 RPM for the conical proof bodies and with hole, in case 1 the aluminum having the hole conical and copper with conical shape, in case 2 the geometries between the materials are inverted, in the third case, the proof bodies had bith ends flat and the speeds adopted were 1000, 2000 and 3000 RPM, maintaining the same advance of the previous cases. The objectives consist of the visual analysis and also the tensile test to determine the best parameters. According to this analysis, the other phases of the study, comparing with the bibliography and other studies, it was noticed that even in the best situations the results cannot be considered satisfactory, for example, it has been that the greatest resisted force was 2943,03 N and an average tensile strength of 21,01 MPa, values found in case 3 at 1000 RPM, evidencing the low resistance in relation to the base materials. However, this study serves as a basis and as a pre-tests in the comparison and development of new geometries with different parameters.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectSoldagem por fricçãopt_BR
dc.subjectConector bimetálicopt_BR
dc.subjectCobrept_BR
dc.subjectAlumíniopt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.subjectFriction weldingpt_BR
dc.subjectBimetallic conectorpt_BR
dc.subjectCopperpt_BR
dc.subjectaluminumpt_BR
dc.titleEstudos preliminares para o desenvolvimento de um conector bimetálico de cobre e alumínio pela soldagem por fricção convencionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoA soldagem por fricção e mistura mecânica quando comparada com os demais métodos de soldagem no estado sólido é uma das mais recentes, porém já existem muitos estudos e aplicações para ela. Essa técnica consiste na união de dois materiais difíceis de soldar por técnicas convencionais. O método da soldagem por fricção que une os materiais no estado sólido sem que ocorra o fusão dos mesmos. A qualidade dessa solda depende de diversos fatores como: velocidade de rotação, avanço e o tempo de contato. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um conector bimetálico entre o cobre (C110) e o alumínio (6060 T5). Para tal foram propostos três casos diferentes: o primeiro e o segundo utilizaram um avanço contínuo de 100 mm/min, com rotações de 3000, 5000 e 7000 RPM para os corpos de prova cônicos e com furo, no caso 1 o alumínio possuindo o furo cônico e o cobre com o formato cônico, no caso 2 as geometrias entre os materiais são invertidas, já no terceiro caso os corpos de prova possuíam ambas as extremidades planas e as velocidades adotadas foram de 1000, 2000 e 3000 RPM, mantendo o mesmo avanço dos casos anteriores. Os objetivos consistem na análise visual e também no ensaio de tração para determinar os melhores parâmetros. De acordo com essa análise, as demais fases do estudo, compararando com a bibliografia e outros trabalhos, percebeu-se que mesmo nas melhores situações os resultados não podem ser considerados satisfatórios, por exemplo, temos que a maior força resistida foi de 2949,03 N e uma resistência média a tração de 21,01 Mpa, valores encontrados no caso 3 à 1000 RPM, evidenciando a baixa resistência em relação aos materiais de base. Porém esse estudo serve de base e como pré-teste na comparação e desenvolvimento de novas geometrias com diferentes parâmetros.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Mecânica

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