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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Representação drag em campanhas publicitárias: estudo de recepção sobre identidade cultural com performers drags
Autor(es): Antonioli, Caroline
Primeiro Orientador: Santor, Fernando Silva
1° Membro da banca: Feil, Gabriel Sausen
2° Membro da banca: Gamalho, Nola Patrícia
Resumo: O presente trabalho busca investigar como artistas Drag interpretam a representação da identidade cultural Drag proposta pela Publicidade. Este estudo faz uma análise e discussão acerca das relações entre a Publicidade e a identidade cultural por meio de entrevistas em profundidade. A pesquisa possui caráter qualitativo exploratório, tem como base metodológica o Mapa das Mediações de Jesús Martín-Barbero, sendo o foco principal do trabalho a recepção. São utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e entrevista em profundidade para analisar a recepção. Tivemos sete pessoas – que performam drag queen – participando das entrevistas. Nas Matrizes Culturais, percebemos que as tensões que geram conflitos entre as identidades ocorrem nos campos familiar e social, possuem contextos diferentes, mas que provocam enfrentamentos e repressões ao interagirem. Nas Competências de Recepção, percebemos que a Publicidade exerce uma função importante ao abrir espaço para que as representações sejam visibilizadas, mas também gera inquietudes com a maneira em que a Publicidade se compromete com as pautas sociais e de inclusão da comunidade Drag. Como conclusão, notamos que há uma tendência entre os entrevistados em aceitar a forma como a Publicidade os representa. Atribui-se esta aceitação pelo fato da Publicidade estar sendo um importante espaço para o reconhecimento e identificação da própria comunidade Drag.
Resumen : The present study aims to investigate how Drag artists interpret the representation of Drag cultural identity proposed by Advertising. This study analyzes and discusses the relationship between advertising and cultural identity through in-depth interviews. The research has an exploratory qualitative character and is based on the Map of Mediations by Jesús Martín-Barbero, with the main focus on Reception. We had seven people who perform as drag queens participate in the interviews. In the Cultural Matrices, we perceive that tensions that generate conflicts between identities occur in the family and social fields, with different contexts but that cause confrontations and repressions when interacting. In Reception Skills, we realize that advertising plays an important role by opening space for representations to be made visible, but it also generates concerns about the way in which advertising is committed to the social and inclusion guidelines of the Drag community. In conclusion, we note that there is a tendency among respondents to accept the way in which advertising represents them. This acceptance is attributed to the fact that advertising is an important space for the recognition and identification of the Drag community itself.
Palabras clave : Publicidade
Cultura
Personificadores femininos
Advertising
Culture
Drag queen
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : ANTONIOLI, Caroline. Representação drag em campanhas publicitárias: estudo de recepção sobre identidade cultural com performers drags. 2023. 78 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7946
Fecha de publicación : 30-ene-2023
Aparece en las colecciones: Publicidade e Propaganda

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