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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing de influência e NFT’s: aascensão da coleção Bored Ape Yacht Club impulsionada pelas celebridades
Autor(es): Azambuja, Maria Gabriella Souza
Primeiro Orientador: Martins, Tiago Costa
1° Membro da banca: Silva, Marcela Guimarães e
2° Membro da banca: Tavares, Marcelo de Barros
Resumo: A presente pesquisa aborda conceitos da economia criativa, da inteligência artificial e do marketing de influência. A coleção Bored Ape Yacht Club “os macacos entediados” (imagens digitais não fungíveis geradas por algoritmo e armazenadas na blockchain ethereum), criada pela empresa Yuga Labs, ganhou apreço pelas celebridades, dentre elas o cantor Justin Bieber. A coleção de 10.000 tokens lançada em abril de 2021 esgotou em um mês todo seu estoque de imagens do Bored Ape disponível no mercado Opensea, a partir deste acontecimento, diversos fatores influenciaram a popularização das NFT’s. A abordagem ao objetivo geral busca compreender o primeiro ano após o lançamento da coleção e caracterizar as categorias do marketing de influência na popularização das NFT’s, a fim de responder a seguinte problemática: quais as características do marketing de influência utilizada pelos famosos na valorização da coleção BAYC e popularização na comunidade dos tokens não-fungíveis?. As metodologias utilizadas foram revisão bibliográfica e pesquisa documental, ao trazer autores como Kotler (2017), Chohan (2021), Cozman (2021), Howkins (2013), Recuero (2014) e Taulli (2020). Os principais resultados obtidos pela análise contemplam a questão inicial com o apoio das categorias do marketing de influência ao pontuar quais foram as ações nas redes sociais do Justin Bieber que impactaram na popularização da coleção. Conclui-se a pesquisa pela perspectiva da influência gerada por Justin e as ações adotadas pela empresa Yuga Labs durante a atividade de vendas da coleção, perante a comunidade de investidores dos ativos digitais.
Abstract: This research addresses concepts of the creative economy, artificial intelligence and influencer marketing. The Bored Ape Yacht Club collection “the bored monkeys” (non-fungible digital images generated by an algorithm and stored on the ethereum blockchain), created by the company Yuga Labs, gained appreciation from celebrities, among them the singer Justin Bieber. The collection of 10.000 tokens launched in April 2021 sold out in one month its entire stock of Bored Ape images available on the Opensea market, from this event, several factors influenced the popularization of NFT's. The approach to the general objective seeks to understand the first year after the launch of the collection and characterize the categories of influencer marketing in the popularization of NFT's, in order to answer the following problem: what are the characteristics of influencer marketing used by celebrities in the appreciation of the collection BAYC and popularization of non-fungible tokens in the community?. The methodologies used were bibliographic review and documentary research, bringing authors such as Kotler (2017), Chohan (2021), Cozman (2021), Howkins (2013), Recuero (2014) and Taulli (2020). The main results obtained by the analysis contemplate the initial question with the support of the influencer marketing categories by scoring which were the actions on Justin Bieber's social networks that impacted on the popularization of the collection. The research is concluded from the perspective of the influence generated by Justin and the actions taken by the company Yuga Labs during the sales activity of the collection, before the community of investors of digital assets.
Palavras-chave: Influência social
Inteligência artificial
Marketing
Bored Ape Yacht Club
Social influence
Artificial intelligence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: AZAMBUJA, Maria Gabriella Souza. Marketing de influência e NFT’s: aascensão da coleção Bored Ape Yacht Club impulsionada pelas celebridades. 2023. 69 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7927
Data do documento: 31-Jan-2023
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