Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7911
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Pedro pedra: Análise da obra como um romance de formação juvenil e sua contribuição para a busca de identidade e pertencimento do jovem leitor |
Autor(es): | Falcão, Daniele Pio |
Primeiro Orientador: | Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira |
1° Membro da banca: | Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira |
2° Membro da banca: | Kelm, Miriam Denise |
3° Membro da banca: | Verardi, Fabiane |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo a análise da obra Pedro pedra, do autor Gustavo Bernardo, enquanto romance de formação e a discussão sobre seu papel na busca de identidade dos jovens leitores. Como referencial teórico, este trabalho se baseia principalmente nos trabalhos de PUGA (2016), SANTOS (2016) e LARROSA (1996 e 2002), que trazem conceitos sobre o romance de formação clássico e suas transformações na contemporaneidade, literatura juvenil e as características desse gênero, considerando o reendereçamento de muitas obras que agora são classificadas como tal, e ainda sobre a leitura enquanto experiência de transformação para o jovem leitor, respectivamente. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, foi constatado que a obra Pedro pedra pode ser considerada como um romance de formação contemporâneo dentro do espectro da literatura juvenil, visto que apresenta características do bildungsroman após sua transformação a partir da obra inaugural do gênero clássico. Constatamos, também, que a obra pode provocar nos jovens o amadurecimento emocional e o impulso de busca por sua própria identidade a partir das experiências e transformações vivenciadas pelo personagem principal. |
Resumen : | The main objective of this paper is to perform the analysis of the book Pedro pedra written by Gustavo Bernardo, as a novel of education and the discussion on its role in the young readers’ search for identity. As a theoretical framework, this paper is based primarily on the researches of PUGA (2016), SANTOS (2016) and LARROSA (1996 and 2002), that bring the concepts on classical novel of education and its transformations in the contemporaneity, juvenile literature and the characteristics of this genre, taking into account the readdressing of many novels that are now classified as such, and on reading as an educational experience of transformation for the young reader, respectively. During the development of the research, it was verified that the book Pedro pedra can be considered as a contemporary educational novel in the spectrum of the juvenile literature, given that it presents characteristics of bildungsroman after its transformation from the original book of the classical genre. We also identified that the book can provoke in the young readers the emotional growth and impulse of search for their own identities from the experiences and transformations lived by the main character. |
Palabras clave : | Romance de formação Literatura juvenil Leitura enquanto experiência Pedro pedra Educational novel Juvenile literature Reading as experience |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | FALCÃO, Daniele Pio. Pedro pedra: Análise da obra como um romance de formação juvenil e sua contribuição para a busca de identidade e pertencimento do jovem leitor . 58 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7911 |
Fecha de publicación : | 24-ene-2023 |
Aparece en las colecciones: | Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_II_Daniele_Pio_Falcao___final.pdf | 590.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.