???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7862
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A representação e a reificação do feminino nos espaços da narrativa carnesiana Tea Rooms: mujeres obreras (1934)
Autor(es): Macedo, Maria Ingrid De
Primeiro Orientador: Nunes, Geice Peres
1° Membro da banca: Nunes, Geice Peres
2° Membro da banca: Freitas, Renata Dal Sasso
3° Membro da banca: Richter, Marcela Wanglon
Resumo: Esta pesquisa reflete sobre o feminino reificado no espaço do salão de chá representado na obra Tea rooms: mujeres obreras (1934), da escritora madrilenha Luisa Carnés (1905-1964). Para tanto, se vale dos conceitos de espaço social e psicológico propostos por Luis Alberto Brandão em Teorias do espaço literário (2013), e de reificação, concepção trabalhada por Axel Honneth em Reificação: um estudo de teoria do reconhecimento (2018). Para compreendermos os espaços que as mulheres estavam conquistando profissionalmente e a representação feminina na literatura, nos valemos da crítica woolfiana que justifica os empecilhos enfrentados socialmente pelas mulheres que se arriscaram a possuir voz própria por meio da escrita e de críticas literárias espanholas e especialista em narrativas de exílio, respectivamente, Tània Balló em Las sinsombrero: las pensadoras y artista olvidadas (2019), Nuria Capdevila-Arguelles em El regreso de las modernas (2018) e Iliana Olmedo em El trabajo femenino en la novela de la Segunda República: Tea rooms (1934) de Luisa Carnés (2012). Buscamos elucidar que as trabalhadoras do salão de chá passam por um duplo processo de objetificação: pelo sistema patriarcal, que as limitam por serem mulheres; e pelo sistema capitalista, por se tratarem de mão de obra explorada. Compreendemos, ainda, que o salão de chá apresenta uma posição de protagonista na obra, possuindo um valor maior que suas funcionárias, as quais são desumanizadas - ou seja, perdem suas características individuais - e suas significações são mecanizadas. A fim de justificar os processos históricos que estão envolvidos nestas ações, nos amparamos nos estudos da historiadora Michelle Perrot em Minha vida das mulheres (2019) e Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros (2021), nos quais explicita as imposições de posturas e comportamentos às mulheres com base patriarcal nas primeiras décadas do século XX
Abstract: Esa investigación trae una reflexión acerca del femenino reificado en el espacio del salón de té retratado en la obra Tea rooms: mujeres obreras (1934), de la escritora madrileña Luisa Carnés (1905-1964). Así, se vale de los conceptos de espacio social y psicológico propuestos por Luis Alberto Brandão en Teorias do espaço literário (2019), y de reificación, idea trabajada por Axel Honneth en Reificação: um estudo de teoria do reconhecimento (2018). Para comprehender los espacios que las mujeres estaban a conquistar profesionalmente y la representación femenina en la literatura, nos basamos en la crítica de Virginia Woolf, que justifica los obstáculos enfrentados socialmente por las mujeres que se arriesgaban a poseer voz propia por medio de la escrita. Además, en críticas literarias de españolas y de especialistas en narrativas de exilio, respectivamente, Tània Balló en Las sinsombrero: las pensadoras y artista olvidadas (2019), Nuria Capdevila-Arguelles en El regreso de las modernas (2018) e Iliana Olmedo en El trabajo femenino en la novela de la Segunda República: Tea rooms (1934) de Luisa Carnés (2014). Buscamos dilucidar que las trabajadoras del salón de té pasan por un doble proceso de objetificación: por el sistema patriarcal, que las reducen por ser mujeres; y por el sistema capitalista, por se tratar de mano de obra explotada. Comprendemos, aún, que el salón de té presenta una posición de protagonista en la obra, y posee un valor mayor que sus empleadas, las cuales son deshumanizadas - o sea, pierden sus características individuales - y sus significaciones son mecanizadas. A fin de justificar los procesos históricos que están implicados en esas acciones, nos basamos en los estudios de la historiadora Michelle Perrot en Minha vida das mulheres (2019) e Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros (2021), que explicitan las imposiciones de posturas y comportamientos con base patriarcal a las mujeres en las primeras décadas del siglo XX.
metadata.dc.subject: Carnés, Luisa
Espaços femininos
Reificação
Escritoras exiladas
Carnés, Luisa
Espacios femeninos
Reificación
Escritoras exiliadas
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: MACEDO, Maria Ingrid de. A representação e a reificação do feminino nos espaços da narrativa carnesiana Tea Rooms: mujeres obreras (1934). 57p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7862
metadata.dc.date.issued: 16-Aug-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MARIA INGRID DE MACEDO.pdfMaria Ingrid de Macedo 2022651.44 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???