???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7820
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Educação linguística nas aulas de espanhol : a autoetnografia de uma virada em um processo formativo
Autor(es): Bender, Greici Cristiane Mora
Primeiro Orientador: Mota, Dra. Sara dos Santos
Coorientador: Dornelles, Clara Zeni Camargo
1° Membro da banca: Mota, Sara dos Santos
2° Membro da banca: Dornelles, Clara Zeni Camargo
3° Membro da banca: Ponte, Andrea Silva
4° Membro da banca: Irala, Valesca Brasil
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender o papel da oralidade sob a perspectiva da Educação Linguística na mobilização das representações e no fazer pedagógico de uma professora de espanhol no ensino fundamental de uma escola rural de Sant’Ana do Livramento/RS. Para responder aos objetivos específicos (1) Reconhecer e problematizar as representações de uma professora sobre a língua espanhola e o ensino da língua; (2) Identificar efeitos das políticas linguísticas no ensino de língua espanhola; (3) Desenvolver uma proposta de intervenção através da elaboração de uma unidade didática para o ensino de espanhol no ensino fundamental, a fim de resgatar os saberes tradicionais da comunidade escolar do campo por meio de áudios de WhatsApp; (4) Descrever a proposta de intervenção da unidade didática Saberes de tu hogar: educación linguística para todos, são utilizados pressupostos metodológicos da Linguística Aplicada e da Autoetnografia. Com a análise de memoriais descritivos, diário reflexivo e tarefas do componente Educação Linguística do MPEL na UNIPAMPA/Bagé, foi possível, por meio da narrativa autoetnográfica, identificar representações relativas à língua e efeitos das políticas linguísticas e educacionais, anteriores e posteriores ao ingresso da pesquisadora no mestrado. A partir dessa mobilização, foi elaborada a unidade didática como resposta às inquietações da professora-pesquisadora: oralidade em língua espanhola, temas significativos para Educação do Campo e a Educação linguística nas línguas adicionais. Como suporte teórico sobre Políticas Linguísticas e sua relação com o ensino de espanhol no Brasil, fundamentamo-nos em Garcez e Schulz (2016), Calvet (2007), Cooper (1997), Savedra e Lagares (2012), Schiffman (2006), Oliveira (2017), Spolsky (2016), Kroskrity (2004), Fagundes, Nunes e Fontana (2019) e Dornelles e Irala (2021). Para a temática da Educação do Campo, trazemos os estudos de Freire (1987), Caldart (2012), Vieiro e Medeiros (2018) e Spanavello et al. (2018). Sobre a Educação Linguística, baseamo-nos em Bagno e Rangel (2005), Freire (1979; 2011), Silva e Martins (2022), Bagno (2002), Cypriano (2022), Schlatter e Garcez (2014), Leffa e Irala (2014) e Souza Filho (2015). A pesquisa também se orienta por documentos legais como a BNCC (BRASIL, 2018), o Referencial Municipal (SANT’ANA DO LIVRAMENTO, 2020) e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (BRASIL, 2001). A partir do objetivo pedagógico da proposta de intervenção: Desenvolver a oralidade em 9 espanhol por meio do resgate de saberes tradicionais locais através da gravação de áudios no WhatsApp, elaboramos a unidade didática Saberes de tu hogar. Por meio de sua descrição, identificamos aspectos da educação linguística através da oralidade do espanhol no contexto da educação do campo e apontamos possibilidades diversas de aplicação, prevendo aulas remotas, híbridas ou presenciais. A investigação autoetnográfica concluiu que as políticas linguísticas e educacionais podem traçar caminhos acadêmicos e afetar as representações em diversos domínios, além de reforçar que o ensino de línguas no Brasil atravessa um período de virada em direção a educação linguística.
Abstract: El objetivo de esta investigación es comprender el papel de la oralidad en la perspectiva de la Educación Lingüística en la movilización de representaciones y en la práctica pedagógica de una profesora de español en la escuela primaria rural de Sant'Ana do Livramento/RS. Para dar respuesta a los objetivos específicos (1) Reconocer y problematizar las representaciones de una profesora sobre la lengua española y la enseñanza de la lengua; (2) Identificar los efectos de las políticas lingüísticas en la enseñanza del idioma español; (3) Desarrollar una propuesta de intervención a través de la elaboración de una unidad didáctica para la enseñanza del español en la escuela primaria, con el fin de rescatar los saberes tradicionales de la comunidad escolar rural a través de audios de WhatsApp; (4) Describir la propuesta de intervención de la unidad didáctica Saberes de tu hogar: educación lingüística para todos, se utilizan presupuestos metodológicos de Lingüística Aplicada y Autoetnografía. Con el análisis de memorias descriptivas, diario reflexivo y tareas del componente de Educación Lingüística de la MPEL de la UNIPAMPA/Bagé, fue posible, a través de la narrativa autoetnográfica, identificar representaciones relacionadas con la lengua y los efectos de las políticas lingüísticas y educativas, antes y después el ingreso de la investigadora del maestrado. A partir de esta movilización, se creó la unidad didáctica como respuesta a las inquietudes de la docente-investigadora: oralidad en español, temas significativos para la Educación Rural y Educación Lingüística en lenguas adicionales. Como soporte teórico sobre las Políticas Lingüísticas y su relación con la enseñanza del español en Brasil hay Garcez y Schulz (2016), Calvet (2007), Cooper (1997), Savedra y Lagares (2012), Schiffman (2006), Oliveira (2017), Spolsky (2016), Kroskrity (2004), Fagundes, Nunes y Fontana (2019) y Dornelles e Irala (2021). Para el tema de la Educación Rural, traemos los estudios de Freire (1987), Caldart (2012), Vieiro y Medeiros (2018) y Spanavello et al. (2018). Sobre la Educación en Lenguas nos basamos en Bagno y Rangel (2005), Freire (1979; 2011), Silva y Martins (2022), Bagno (2002), Cypriano (2022), Schlatter y Garcez (2014), Leffa e Irala (2014) y Souza Filho (2015). La investigación también se guía por documentos legales como el BNCC (BRASIL, 2018), la Referencia Municipal (SANT'ANA DO LIVRAMENTO, 2020) y las Directrices Operativas para la Educación Básica en las Escuelas Rurales (BRASIL, 2001). A partir del objetivo pedagógico de la propuesta de intervención: Desarrollar la oralidad en español a través del rescate del saber tradicional local a través de la grabación de audio en WhatsApp, desarrollamos la unidad didáctica Saberes de tu hogar. A través de su descripción, identificamos aspectos de la enseñanza de idiomas a través de la oralidad del español en el contexto de la educación rural y señalamos diferentes posibilidades de aplicación, brindando clases en distancia, híbridas o presenciales. La investigación autoetnográfica concluyó que las políticas 11 lingüísticas y educativas pueden trazar caminos académicos y afectar las representaciones en varios dominios, además de reforzar que la enseñanza de lenguas en Brasil atraviesa un período de giro para la enseñanza de lenguas.
metadata.dc.subject: Políticas linguísticas
Políticas educacionais
Educação linguística
Educação do campo
Línguas adicionais
Políticas lingüísticas
Enseñanza de lenguas
Educación del campo
Lenguas adicionales
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
metadata.dc.identifier.citation: BENDER, Greici Cristiane Mora. Educação linguística nas aulas de espanhol : a autoetnografia de uma virada em um processo formativo. 131p. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7820
metadata.dc.date.issued: 25-Oct-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

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