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Tipo: Dissertação
Título: Políticas públicas educacionais: valorização do espanhol nas cidades gêmeas São Borja/BR e Santo Tomé/AR
Autor(es): Jornada, Eva Terezinha Ferreira
Primeiro Orientador: Pinto, Muriel
1° Membro da banca: Gomes, Angela Quintanilha
2° Membro da banca: Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida
3° Membro da banca: Gomez, Daniel Gualberto
Resumo: A presente Dissertação tem como temática de estudo Políticas Públicas Educacionais: A Valorização do Espanhol nas Cidades Gêmeas São Borja/BR e Santo Tomé/AR. Nela pretendese dialogar sobre o problema: Como a Língua Espanhola vem sendo trabalhada como Patrimônio Imaterial na cidade gêmea São Borja-RS, desde os Anos Iniciais, do Ensino Fundamental, da Educação Básica? Justifica-se esse objeto de estudo pela proximidade, pelas relações cotidianas de contato entre as municipalidades fronteiriças. Ambas têm um passado em comum povos originários, padres espanhóis e formação reducional. Pretende-se no objetivo geral reconhecer a importância das políticas públicas educacionais, culturais e linguísticas com ênfase na valoração do Espanhol como Língua Adicional no Ensino Fundamental, para que estudantes possam compreender o idioma adicional com Atividades Colaborativas. Os objetivos específicos são os seguintes: desenvolver pesquisa por meio de questionário para saber o que algumas pessoas da comunidade são-borjense pensam em relação a valoração do Espanhol. Produzir conhecimentos educacionais, que contribuam à formação de capacitação de docentes a fim de que os seus discentes possam compreender as Unidades Temáticas e os Objetos de Conhecimento utilizados nessa municipalidade fronteiriça de acordo com a Matriz Curricular. Contribuir com um Produto Pedagógico para divulgá-lo no Comitê Integração Fronteiriça, na Comissão Municipal de Educação e Cultura, na Secretaria Municipal de Educação e na 35ª Coordenadoria Regional de Educação, aos gestores (as), docentes e vereadores (as). Incentivar a relevância da utilização do Programa Governamental Tempo Integral para impulsionar por meio de Atividades Complementares, aulas lúdicas de Língua Espanhola. A partir dos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental. Ofertar o PDF da Cuardenola Fronteiriza, que contemple docentes das duas nacionalidades brasileira e argentina. A qual versa sobre as características históricas, geográficas, culturais e sociais com o foco no 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de discentes de instituições públicas da cidade gêmea São Borja/BR. A delimitação temporal é de 2014 a 2022. A fim de posteriormente, devolver uma contributiva à gestão de políticas públicas educacionais e docentes envolvidos com a educação local. Em relação a metodologia para realização desta utilizou de diferentes tipos de pesquisa a partir da abordagem da pesquisa qualitativa, quantitativa e mista. Em relação a natureza é aplicada. De acordo com os objetivos propostos desta são realizadas pesquisa exploratória, descritiva, explicativa. Visto que os procedimentos metodológicos utilizados são a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Utiliza-se para tratamento metodológico do Questionário Semiestruturado do Software ATLAS ti. Inúmeros autores são consultados Demo, Gil, Oliveira, Secchi, Pêcheux entre outros. Os resultados obtidos no decorrer dessa são demonstrados por gráficos, tabelas, conceitos e nuvem de palavras entre outros. Assim, percebe-se que as políticas públicas de educação são necessárias para que discentes possam aprender Espanhol por meio de Programa Governamental Tempo Integral. A população da amostra dos resultados é de cento e duas pessoas. A maioria do público-alvo reconhece a relevância de estudar Espanhol na municipalidade. Embora não seja contemplado no Documento Normativo Base Nacional Comum Curricular, mas tem o Decreto lei 8.636/2016 legitima esse direito.
Resumen: La presente disertación tiene como tema de estudio Políticas Públicas Educativas: La Valorización del Español en las Ciudades Gemelas São Borja/BR y Santo Tomé/AR. Pretende hablar sobre el problema: ¿Cómo se trabaja la lengua española como Patrimonio Inmaterial en la ciudad gemela São Borja-RS, desde los Años Iniciales, la Enseñanza Fundamental, la Educación Básica? Este objeto de estudio se justifica por la proximidad, por las relaciones cotidianas de contacto entre los municipios fronterizos. Ambos tienen un pasado común, pueblos originarios, sacerdotes españoles y formación reduccionista. El objetivo general es reconocer la importancia de las políticas públicas educativas, culturales y lingüísticas con énfasis en valorar el español como lengua adicional en la Educación Primaria, para que los estudiantes puedan comprender la lengua adicional con Actividades Colaborativas. Los objetivos específicos son los siguientes: desarrollar una investigación a través de un cuestionario para conocer qué piensan algunas personas de la comunidad de São Borjense sobre la valoración del Español. Producir conocimientos educativos que contribuyan a la formación de docentes para que sus estudiantes puedan comprender las Unidades Temáticas y Objetos de Conocimiento que se utilizan en este municipio fronterizo según la Matriz Curricular. Contribuir con un Producto Pedagógico para difundirlo en el Comité de Integración Fronteriza, en la Comisión Municipal de Educación y Cultura, en la Secretaría Municipal de Educación y en la Coordinación Regional de Educación 35ª, a directivos, docentes y concejales. Fomentar la pertinencia del uso del Programa de Gobierno Tiempo Integral para promover, a través de Actividades Complementarias, las clases lúdicas de Lengua Española. Desde los primeros años de la escuela primaria. Oferta el PDF de Cuardenola Fronteiriza, que incluye docentes tanto de nacionalidad brasileña como argentina. Que trata de las características históricas, geográficas, culturales y sociales con foco en el 5º Año de los Años Iniciales de la Enseñanza Fundamental de alumnos de instituciones públicas de la ciudad gemela de São Borja/BR. El plazo es del 2014 al 2022. Para luego devolver un aporte a la gestión de las políticas educativas públicas y docentes involucrados con la educación local. En cuanto a la metodología para la realización de esta investigación se utilizó del differentes tipos de investigación desde el enfoque de investigación cualitativa, cuantitativa y mixta. En relación con la naturaleza se aplica. De acuerdo con los objetivos propuestos de esta investigación exploratoria, descriptiva, explicativa. Ya que los procedimientos metodológicos utilizados son la investigación bibliográfica, la investigación documental y la investigación de campo. Se utiliza para el tratamiento metodológico del Cuestionario Semi-Estructurado del Software ATLAS ti. Se consultan numerosos autores Demo, Gil, Oliveira, Secchi, Pêcheux entre otros. Los resultados obtenidos durante este proceso se demuestran mediante gráficos, tablas, conceptos y nubes de palabras, entre otros. Por lo tanto, es claro que las políticas públicas de educación son necesarias para que los estudiantes puedan aprender Español a través del Programa de Gobierno Tempo Integral. La población muestral de los resultados es de ciento dos personas. La mayor parte del público objetivo reconoce la importancia de estudiar Español en el municipio. Si bien no está contemplado en el Documento Normativo Base Curricular Común Nacional, pero el Decreto ley 8.636/2016 legitima este derecho.
Palavras-chave: Educação
Língua espanhola
Escolas públicas
Educación
Lengua española
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Políticas Públicas
Citação: JORNADA, Eva Terezinha Ferreira. Políticas públicas educacionais: valorização do espanhol nas cidades gêmeas São Borja/BR e Santo Tomé/AR. 2022. 161 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7805
Data do documento: 26-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Políticas Públicas

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