Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7802
Tipo: | Dissertação |
Título: | Experienciando o material didático “A minha boneca sem nome” como mediador para a produção de narrativas de professores do I.E.E. Espírito Santo – Jaguarão/RS. |
Autor(es): | Nunes, Silvio |
Primeiro Orientador: | Moura, Patrícia dos Santos |
1° Membro da banca: | Moura, Patrícia dos Santos |
2° Membro da banca: | Hammes, Lúcio Jorge |
3° Membro da banca: | Gonçalves, Talita dos Santos |
Resumo: | Este Relatório Crítico-Reflexivo apresenta uma pesquisa que aborda a utilização do material didático “A minha boneca Sem Nome” como tema gerador para a produção de narrativas com três professoras da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, do I.E.E. Espírito Santo de Jaguarão/RS. A linguagem utilizada para a escrita do Relatório foi a narrativa científica/poética utilizando a Literatura de Cordel. O objetivo do trabalho foi analisar as narrativas escritas de professoras produzidas por meio da manipulação de uma caixa didática, considerando as dimensões de temporalidade, pessoal/social e lugar. Os conceitos que foram utilizados são: o fazer docente, as relações dialógicas e a colaboração, baseados na obra de Paulo Freire e Edgar Morin. A metodologia utilizada foi a qualitativa (pesquisa narrativa), numa abordagem exploratória. Os instrumentos de obtenção dos dados foram conversas individuais e em grupo por plataformas digitais com registros em diários. Os procedimentos de análise dos dados foram realizados através do espaço tridimensional da pesquisa narrativa. Os resultados foram avaliados a partir das narrativas das colaboradoras. |
Resumen: | Este Informe Crítico-Reflexivo presenta una investigación que aborda el uso del material didáctico “A minha boneca Sem Nome” como tema generador para la producción de narrativas con tres docentes del área de Lenguas, Códigos y sus Tecnologías, del I.E.E. Espírito Santo de Jaguarão/RS. El lenguaje utilizado para la redacción del Informe fue el narrativo científico/poético utilizando la Literatura Cordel. El objetivo de este trabajo fue analizar las narrativas escritas de docentes producidas a través de la manipulación de una caja didáctica, considerando las dimensiones de temporalidad, personal/social y lugar. Los conceptos que se utilizaron son: enseñanza, relaciones dialógicas y colaboración, basados en el trabajo de Paulo Freire y Edgar Morin. La metodología utilizada fue cualitativa (investigación narrativa), en un enfoque exploratorio. Los instrumentos para la obtención de los datos fueron conversaciones individuales y grupales a través de plataformas digitales con apuntes de diario. Los procedimientos de análisis de datos se realizaron a través del espacio tridimensional de la investigación narrativa. Los resultados fueron evaluados a partir de las narrativas de los colaboradores. |
Palavras-chave: | Formação de professores Pesquisa narrativa Material didático Literatura de Cordel Formación docente Investigación narrativa Material didáctico Literatura de cordel |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citação: | NUNES, Silvio. Experienciando o material didático “A minha boneca sem nome” como mediador para a produção de narrativas de professores do I.E.E. Espírito Santo – Jaguarão/RS. 153 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7802 |
Data do documento: | 30-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVIO NUNES 2022.pdf | Silvio Nunes 2022 | 2.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.