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dc.contributor.advisor1Rupp, Caroline Jaskulski-
dc.creatorAquino, André da Silva-
dc.date.accessioned2022-11-11T23:44:56Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-11-11T23:44:56Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.citationAQUINO, André da Silva. Experimentos de oscilações para o laboratório de matemática e física da Unipampa, Campus Itaqui. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7769-
dc.description.abstractFor the understanding of the concepts of Physics and the better development of the students' learning, there is a consensus between teachers and students that the practical activity with the use of simple experiments is a pedagogical tool of great help.There are several simple low-cost experiments that can be built to aid in the learning of physics concepts. Among these concepts, we can highlight that of Oscillations, which is sometimes seen only superficially, restricted to formulas and theoretical exercises. Thus, in order to make the content more didactic and accessible to students at the Federal University of Pampa, and even to high school students from schools in Itaqui, we built two experiments related to a basic type of oscillation, which is Simple Harmonic Motion (SHM). In the first experiment, we used a simple pendulum (formed by a spherical body of mass m, a string of length L and a wooden support that held the spring and calculated the value of the acceleration due to gravity g. In the second experiment, we calculated the spring constant of two different springs using a spring, a plastic cup, marbles and a wooden apparatus that held the spring. With the variation of the masses inside the plastic cup, we determine the weight force and measure the elongation of the spring (x). With the values of the weight force and the elongation, we build the force by an elongation graph and determine the value of the spring constant for each spring. As a result, we found the value of the acceleration due to gravity of g = 9.79 m/s² in the first experiment. In the second experiment, we found the values of spring constants of k=14.41 N/m for the first spring and k=176.40 N/m for the second spring, which are in agreement with the characteristics of the springs. Thus, through the experiments, satisfactory results were obtained, as planned, through the application of the Simple Harmonic Motion equations. In addition, the experiments were well accepted by the students of the Federal University of Pampa, the main target audience, and who will later have a remarkable and fruitful experience with the instruments that will be available in the university's Mathematics and Physics laboratory, adding more knowledge in the study of the curricular components of Physics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectOscilaçõespt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.subjectLei de Hookept_BR
dc.subjectPêndulo simplespt_BR
dc.subjectPhysicalpt_BR
dc.subjectOscillationspt_BR
dc.subjectExperimentspt_BR
dc.subjectHooke's Lawpt_BR
dc.subjectSimple pendulumpt_BR
dc.titleExperimentos de oscilações para o laboratório de matemática e física da Unipampa, Campus Itaquipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5614668003184992pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2244372613117182pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoPara a compreensão dos conceitos de Física e o melhor desenvolvimento da aprendizagem dos discentes existe um consenso entre docentes e discentes de que a atividade prática com a utilização de experimentos simples é uma ferramenta pedagógica de grande auxílio. Existem vários experimentos simples de baixo custo que podem ser construídos para o auxílio da aprendizagem dos conceitos da Física. Dentre estes conceitos, podemos destacar o de Oscilações, que por vezes é visto apenas de forma superficial restringido a equações e exercícios teóricos e matemáticos. Dessa forma, com o intuito de tornar o conteúdo mais didático e acessível para os discentes da Universidade Federal do Pampa, e até mesmo para alunos(as) do ensino médio das escolas de Itaqui construímos dois experimentos relacionados a um tipo básico de oscilação, que é o Movimento Harmônico Simples (MHS). No primeiro experimento, utilizamos um pêndulo simples (formado por um corpo esférico de massa m, um fio de comprimento L e um aparato de madeira para prender o pêndulo) e calculamos o valor da aceleração da gravidade g. No segundo experimento, calculamos a constante elástica de duas molas diferentes utilizando uma mola, um copo plástico, bolas de gude e um aparato de madeira que prendia a mola. Com a variação das massas dentro do copo plástico determinamos a força peso e medimos a elongação da mola (x). Com os valores da força peso e da elongação construímos o gráfico da força pela elongação e determinamos o valor da constante elástica para cada mola. Como resultados, encontramos o valor da aceleração da gravidade de g = 9,79 m/s² no primeiro experimento. No segundo experimento, encontramos os valores de constantes elásticas de k = 14,41 N/m para a primeira mola e k = 176,40 N/m para a segunda mola, que estão de acordo com as características das molas. Dessa forma, através dos experimentos, obteve-se resultados satisfatórios, dentro do planejado, através da aplicação das equações do Movimento Harmônico Simples. Somado a isso, os experimentos foram bem aceitos pelos discentes da Universidade Federal do Pampa, principal público-alvo, e que posteriormente irão ter uma experiência marcante e proveitosa com os instrumentos que ficarão disponíveis no laboratório de Matemática e Física da universidade, agregando mais valor e conhecimento no estudo dos componentes curriculares de Física.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

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André da Silva Aquino - 2022.pdf2.87 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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