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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Políticas públicas educacionais: o trabalho colaborativo e suas contribuições para o atendimento educacional especializado na rede municipal de Uruguaiana/RS
Autor(es): Barboza, Cristina Peres
Primeiro Orientador: Martins, Tiago Costa
1° Membro da banca: Berwig, Solange Emilene
2° Membro da banca: Clemente, Augusto Junior
3° Membro da banca: Mello, Débora Teixeira
Resumo: A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, visa garantir o acesso, a permanência e a qualidade na Educação Especial, modalidade transversal que perpassa todos os níveis da Educação Básica. A Educação Especial tem como público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A escola deve incluir casos que impliquem transtornos específicos e deficiências dos alunos não laudados, assegurando uma educação inclusiva e que atue de forma articulada com o ensino regular. Para que essa articulação seja efetiva, a escola deverá institucionalizar o Atendimento Educacional Especializado, que visa propiciar o acesso às políticas de inclusão. Nesse contexto, a problemática da presente pesquisa procurou perceber como operacionalizar, a partir de procedimentos sistematizados, o trabalho colaborativo entre professores do Atendimento Educacional Especializado e os professores da sala de aula regular. Ao investigar as práticas pedagógicas dos professores de três escolas da rede pública municipal de ensino domunicípio de Uruguaiana, a pesquisa estudou estratégias de como construir um percurso de procedimentos para viabilizar o trabalho colaborativo com vistas a definir ações para a eficiência e organização conjunta dos professores no espaço escolar, onde se concretiza a política pública. Assim, o objetivo principal foi propor uma solução de cunho prescritivo para efetivar o trabalho colaborativo entre os professores do Atendimento Educacional Especializado e os professores da sala de ensino regular do Ensino Fundamental da rede pública. Em termos metodológicos a pesquisa foi baseada na design science research para a proposição de um artefato. Para tanto, foram desenvolvidas as etapas de formulação da classe de problema; identificação de artefatos existentes; proposição e desenvolvimento de um artefato; avaliação e explicitação das aprendizagens. Como resultado, o estudo oferece um método, enquanto tipo de artefato da DSR, composto de seis etapas sistematizadas, que objetivam servir de guia para a condução do trabalho colaborativo. Ao buscar sistematizar a prática pedagógica em forma de trabalho colaborativo, a pesquisa responde à legislação que indica a atuação colaborativa, mas que não define suas condições. Assim, a pesquisa exercitou a criação de uma solução para que a atuação colaborativa se efetive na prática do Atendimento Educacional Especializado contribuindo para a efetivação dessa política pública a partir do método proposto. Por fim, contribui com a rede pública municipal de ensino, com o método entregue como conclusão prática da pesquisa. Espera-se ser uma ponte para os profissionais da educação na perspectiva da educação inclusiva, tornando-se material de apoio, visto que engloba elementos da teoria e da prática pedagógica.
Abstract: The National Policy on Special Education, from the perspective of Inclusive Education, aims to guarantee access, permanence and quality in Special Education, a transversal modality that permeates all levels of Basic Education. Special Education targets students with disabilities, pervasive developmental disorders and high abilities/giftedness. The school must include cases that imply specific disorders and deficiencies of students not awarded, ensuring an inclusive education that works in conjunction with regular education. For this articulation to be effective, the school must institutionalize the Specialized Educational Service,which aims to provide access to inclusion policies. In this context, the problem of this research sought to understand how to operationalize, from systematized procedures, the collaborative work between teachers of Specialized Educational Assistance and teachers of the regular classroom. By investigating the pedagogical practices of teachers from three public schools in the city of Uruguaiana (RS), the research studied strategies on how to build a course of procedures to enable collaborative work with a view to defining actions for efficiency and organization. teachers in the school space, where public policy is implemented. Thus, the main objective was to propose a prescriptive solution to carry out the collaborative work between the teachers of the Specialized Educational Assistance and the teachers of the regular teaching room of the Elementary School of the public network. In methodological terms, the research was based on design science research to propose an artifact. For that, the problem class formulation steps were developed; identification of existing artifacts; proposition and development of an artifact; assessment and explanation of learning. As a result, the study offers a method, as a type of design science research artifact, composed of six systematized steps, which aim to serve as a guide for conducting collaborative work. By seeking to systematize pedagogical practice in the form of collaborative work, the research responds to legislation that indicates collaborative action, but does not define its conditions. Thus, the research exercised the creation of a solution for the collaborative action to be effective in the practice of Specialized Educational Assistance, contributing to the effectiveness of this public policy from the proposed method. Finally, it contributes to the municipal public school system, with the method delivered as a practical conclusion of the research. It is expected to be a bridge for education professionals from the perspective of inclusive education, becoming support material, as it encompasses elements of pedagogical theory and practice.
metadata.dc.subject: Educação Especial
Professores - Formação
Educação Inclusiva
Prática de ensino
Educação e Estado
Educação
Política pública
Special Education
Teachers - Training
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Políticas Públicas
metadata.dc.identifier.citation: BARBOZA, Cristina Peres. Políticas públicas educacionais: o trabalho colaborativo e suas contribuições para o atendimento educacional especializado na rede municipal de Uruguaiana/RS. 2022. 88 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7734
metadata.dc.date.issued: 30-Sep-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Políticas Públicas

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