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dc.contributor.advisor1Roehrs, Rafael-
dc.creatorZanella, Amanda Gabriela-
dc.date.accessioned2022-11-01T18:08:38Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-11-01T18:08:38Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationZANELLA, Amanda Gabriela. O Impacto da pandemia nos processos de ensino: a importância da avaliação diagnóstica como ferramenta de acompanhamento. 80 p. Dissertação (Mestrado – Educação em Ciências: Química Da Vida E Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7727-
dc.description.abstractThe study on evaluation is always of great relevance to the educational scenario, since it is a practice that requires constant reflection and knowledge. The present research is an investigation about the indexes of the evaluations developed by the students before, during, and after the period of social isolation caused by the Covid19 pandemic, showing the importance of the evaluative conceptions, especially the diagnostic evaluation, and how to guide the pedagogical work for a more welcoming and flexible view. The main objective of this study was to analyze the results obtained in the testing evaluation of 9th grade elementary school students, in order to identify possible gaps in learning during social isolation. For this, the research assumed a quali-quantitative approach, based on the exploratory documental analysis of the school's normative documents, Political Pedagogical Project - PPP and Pedagogical Action Plan - PAP, as well as opinions and laws from the period of school closure. The results of the diagnostic evaluations were tabulated, according to the nomenclatures adopted by the institution to measure the skills. The results showed numerous weaknesses stemming from the period of remote teaching, a situation that could worsen the quality of public education and accentuate educational inequality, due to the failure to guarantee learning in a consolidated way for all students, thus resulting in the quality and right and/or equal access to education for all students. Therefore, the educational systems have a great challenge in the post-pandemic: to repair the losses caused by the school format at this juncture. This demands substantial investments in Basic Education, planning and a careful organization of pedagogical work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectIsolamento Socialpt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSocial Isolationpt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectDiagnosispt_BR
dc.titleO Impacto da pandemia nos processos de ensino: a importância da avaliação diagnóstica como ferramenta de acompanhamentopt_BR
dc.title.alternativeThe impact of the pandemic on teaching processes: the importance of diagnostic evaluation as a monitoring toolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8062525891430782pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2145471376587567pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO estudo sobre avaliação é sempre de grande relevância para o cenário educacional, visto que é uma prática que necessita de constante reflexão e conhecimento. A presente pesquisa se trata de uma investigação sobre os índices de avaliações desenvolvidas pelos estudantes, antes, durante e após o período de isolamento social, causado pela pandemia de Covid19, mostrando a importância das concepções avaliativas, em destaque à avaliação diagnóstica, e como nortear o fazer pedagógico para uma visão mais acolhedora e flexível. Tendo como objetivo principal a análise dos resultados obtidos na avaliação de Testagem dos alunos do 9o ano do Ensino Fundamental, a fim de identificar possíveis lacunas na aprendizagem durante o isolamento social. Para isso, a pesquisa assumiu uma abordagem quali-quantitativa, a partir da análise documental exploratória de documentos normativos da escola, Projeto Político Pedagógico - PPP e Plano de Ação Pedagógico - PAP, bem como pareceres e leis oriundas do período de fechamento das escolas. Os resultados das avaliações diagnósticas foram tabulados, conforme as nomenclaturas adotadas pela instituição para mensurar as habilidades. Os resultados evidenciaram inúmeras fragilidades advindos do período de ensino remoto, situação que poderá agravar a qualidade da educação pública e acentuar a desigualdade educacional, em razão de não garantir a aprendizagem de forma consolidada para todos os estudantes, acarretando assim, na qualidade e direito e/ou a igualdade de acesso à educação para todos os educandos. Logo, os sistemas educacionais têm um grande desafio no pós- pandemia: o de reparar as perdas acarretadas pelo formato escolar dessa conjuntura. Isso demanda investimentos substanciais na Educação Básica, planejamento e uma organização cuidadosa do trabalho pedagógico.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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AMANDA GABRIELA ZANELLA.pdf700.5 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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