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Tipo: Tese
Título : Efeitos de diferentes estratégias de neuroproteção na redução dos déficits de memória induzidos pelo estresse no início da vida
Otros títulos : Effects of different neuroprotective strategies on reducing stress-induced memory deficits in early life
Autor(es): Sosa, Priscila Marques
Primeiro Orientador: Carpes, Pâmela Billig Mello
Resumo: Durante o período neonatal, eventos estressantes influenciam o desenvolvimento cerebral promovendo déficits de aprendizagem e memória que podem permanecer até a idade adulta. As alterações bioquímicas e morfológicas decorrentes deste tipo de estresse, mimetizado pela privação materna (PM), estão associados a diversos transtornos psicossociais como depressão e esquizofrenia. Considerando os efeitos deletérios do estresse já instalados, nossa hipótese é de que a utilização de estratégias de neuroproteção como o exercício aeróbico agudo (EA), a exposição à novidade e a administração periférica de um precursor da dopamina (L-Dopa), podem modular a consolidação e a persistência da memória em ratos adultos jovens submetidos à PM. A fim de testar nossa hipótese realizamos três estudos distintos utilizando o mesmo modelo de PM. Nos três estudos demonstramos que a PM prejudica a consolidação e a persistência da memória. No primeiro estudo desta tese, investigamos os efeitos de uma sessão EA na consolidação e persistência da memória de reconhecimento de objetos (RO). Demonstramos que, embora o exercício físico não tenha modulado os níveis de dopamina (DA) e noradrenalina (NE), ele foi capaz de modular o aprendizado, promovendo a aquisição e a persistência da memória em ratos PM por até 21 dias. No segundo estudo investigamos os efeitos da exposição à novidade previamente à sessão de aprendizado sobre a consolidação e persistência da memória de RO em ratos submetidos à PM. Mostramos que a exposição à novidade pode modular o aprendizado, promovendo a aquisição e a persistência da memória. Por fim, no terceiro estudo, demonstramos que a estimulação do sistema dopaminérgico através da administração periférica de L-Dopa antes da aprendizagem de RO reverte o comprometimento da memória relacionado à PM, o que, em associação a outros resultados, demonstra o papel do sistema dopaminérgico na fisiopatologia da PM. O conjunto de resultados apresentados neste trabalho confirma que a PM causa déficits cognitivos em ratos e que estratégias acessíveis e não invasivas de neuroproteção podem atuar nesses déficits. Embora nossos resultados comportamentais tenham sido esclarecedores, acreditamos que novos estudos devem ser conduzidos para elucidar os mecanismos de ação envolvidos nos efeitos observados.
Resumen : During the neonatal period, stressful events influence the brain development, promoting learning and memory deficits that can persist into adulthood. Biochemical and morphological changes resulting from this type of stress, mimicked by maternal deprivation (MD), are associated with several psychosocial disorders such as depression and schizophrenia. Considering the deleterious effects of stress, we hypothesize that the use of neuroprotective strategies, such as acute aerobic exercise (AE), exposure to novelty, and peripheral administration of a dopamine precursor (LDopa) can modulate the memory consolidation and persistence in young adult rats submitted to MD. To test our hypothesis, we performed three different studies using the same MD model. In all three studies, we demonstrated that PM impairs memory consolidation and persistence. In the first study of this thesis, we investigated the effects of an AE session on object recognition (OR) memory consolidation and persistence. We demonstrate that acute exercise can modulate learning, promoting memory acquisition and persistence in MD rats for up to 21 days. However, despite the MD had altered the levels of dopamine (DA) and norepinephrine (NE) in the hippocampus of rats, the exercise did not modulate these parameters. In the second study we investigated the effects of a novelty exposure before the OR learning session on memory consolidation and persistence in MD rats. We show that exposure to novelty can modulate learning, promoting memory acquisition and persistence. Finally, the third study os this thesis we demonstrated that the stimulation of the dopaminergic system through the peripheral administration of L-Dopa before the OR learning, reverses the MD-related memory impairment, what, in association to another results, demonstrates the role of dopaminergic system in the physiopathology of MD. The set of results presented in this work confirms that MD causes cognitive deficits in rats and that accessible non-invasive neuroprotective strategy can act on these deficits. Although our behavioral results were enlightening, we believe that further studies should be carried out to elucidate the mechanisms of action involved in the observed effects.
Palabras clave : Early stress
Neuroprotection
Acute exercise
Novelty
L-Dopa
Estresse precoce
Neuroproteção
Exercício agudo
Período Neonatal
Neonatal period
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Doutorado Multicênctrico em Ciências Fisiológicas
Citación : SOSA, Priscila Marques. Efeitos de diferentes estratégias de neuroproteção na redução dos déficits de memória induzidos pelo estresse no início da vida. 119 p. Tese (Doutorado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7685
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: Doutorado em Ciências Fisiológicas

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