Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7678
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Astronomy practices in the early years of elementary school |
Autor(es): | Maia, Sandra Andréa Berro |
Primeiro Orientador: | Dutra, Carlos Maximiliano |
Resumo: | A experimentação e a alfabetização científica previstas desde os primeiros anos da educação básica e em todos os níveis subsequentes de ensino, precisa urgentemente ser sistematizada e implementada no dia a dia das escolas, a fim de romper as características convencionais e adotar um posicionamento que sirva para transformar a sociedade incorporando novas práticas de ensino tornando o aluno protagonista de seu aprendizado. Para promover as habilidades gerais e específicas introduzidas pela BNCC, como a demanda de desenvolver, no ensino de ciências, mais precisamente conhecimentos de astronomia desde o primeiro ano do ensino fundamental, conceitos sobre o estudo da sombra, o movimento aparente do sol, que anteriormente eram desenvolvidos a partir do sexto ano. Essa nova demanda requer uma mudança de paradigmas em relação à maneira de ensinar e aprender, no vocábulario empregado por professores e em relação à ludicidade com que esses conceitos devem ser apresentados em sala de aula, sendo assim, é impreterível a utilização da experimentação e o desenvolvimento da alfabetização científica desde o início do processo escolar do aluno. Para esta pesquisa, o principal objetivo foi desenvolver e aplicar sequências didáticas baseadas na experimentação e vivência de atividades, com o propósito de promover o estudo de ciências, dando ênfase em conceitos de astronomia nos primeiros anos do ensino fundamental, mais precisamente primeiro e segundo ano, tendo em vista as habilidades apresentadas na BNCC. Como referencial, utilizamos estudos sobre a experimentação, alfabetização científica e ensino híbrido apresentados por Chasot, Araujo, Queiroz e outros. A metodologia apoiou-se na abordagem qualitativa, sendo o público-alvo estudantes do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental, de uma escola privada do município de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Como resultado, apresentamos um artigo publicado na revista REVASF – Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (ISSN:2177-8183) com o título “Investigando o Conceito de Sombra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Através do Ensino Remoto”, realizado no ano de 2020 com uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, e outro manuscrito submetido 04/04/2022 para a revista Revasf, realizado em 2021, com os mesmos alunos, agora no segundo ano do ensino fundamental, intitulado “Movimento aparente do Sol: sequência didática para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental”. Constatou-se que a utilização da experimentação foi fundamental para a construção da alfabetização científica juntamente com a alfabetização da língua materna, que se constituíram paralelamente nos dois primeiros anos do ensino fundamental deste grupo de alunos. Por fim, entende-se que a apropriação de conceitos sobre o ensino de ciências, em específico sobre a astronomia, faz-se necessária através de estratégias lúdicas. Assim, com a experimentação, os alunos poderão compreender fenômenos que permeiam o universo infantil, como o estudo das sombras, o movimento aparente do sol, o dia e a noite, a passagem do tempo, entre outros, agora trabalhados de maneira a ampliar vocabulário e conhecimentos científicos. |
Abstract: | The experimentation and scientific literacy foreseen since the first years of basic education and in all subsequent levels of education, urgently needs to be systematized and implemented in the daily life of schools, in order to break with conventional characteristics and adopt a position that serves to transform society by incorporating new teaching practices, making the student the protagonist of their learning. To promote the general and specific skills introduced by the BNCC, such as the demand to develop, in science teaching, more precisely knowledge of astronomy since the first year of elementary school, concepts about the study of the shadow, the apparent movement of the sun, which previously were developed from the sixth grade. This new demand requires a paradigm shift in relation to the way of teaching and learning, in the vocabulary used by teachers and in relation to the ludicity with which these concepts must be presented in the classroom, therefore, it is imperative to use experimentation and the development of scientific literacy since the beginning of the student's school process. For this research, the main objective was to develop and apply didactic sequences based on experimentation and experience of activities, with the purpose of promoting the study of science, emphasizing astronomy concepts in the first years of elementary school, more precisely in the first and second years, in view of the skills presented at the BNCC. As the referential, we used studies on experimentation, scientific literacy and blended learning presented by Chasot, Araujo, Queiroz and others. The methodology was based on a qualitative approach, with the target audience being students of the first and second year of elementary school, from a private school in the city of Uruguaiana, Rio Grande do Sul. As a result, we present an article published in the REVASF magazine (Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, ISSN: 2177-8183) with the title “Investigating the Concept of Shadow in the Early Years of Elementary School Through Remote Teaching”, held in 2020 with a first-year elementary school class and another manuscript submitted 04/04/2022 to the REVASF journal, realized in 2021, with the same students, now in the second year of elementary school, entitled “Apparent Movement of the Sun: didactic sequence for science teaching in the early years of elementary school”. It was found that the use of experimentation was fundamental for the construction of scientific literacy together with the literacy of the native language, which were constituted in parallel in the first two years of elementary school for this group of students. Lastly, it is understood that the appropriation of concepts about science teaching, specifically about astronomy, is necessary through playful strategies. Thus, with experimentation, students will be able to understand phenomena that permeate the children's universe, such as the study of shadows, the apparent movement of the sun, day and night, the passage of time, among others, now worked in order to expand vocabulary and scientific knowledge. |
Palavras-chave: | Experimentation Scientific Literacy Didactic sequences Astronomy education Experimentação Alfabetização Científica Sequência Didática Ensino de astronomia Ensino fundamental Elementary school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Citação: | MAIA, Sandra Andréa Berro. Práticas de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. 101 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7678 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANDRA ANDRÉA BERRO MAIA.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.