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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Direito e Rap: a desigualdade racial pela voz de Djonga
metadata.dc.title.alternative: Law and Rap: racial inequality through the voice of Djonga
Autor(es): Pereira, Laura Gonçalves
Primeiro Orientador: Alves, Marcelo Mayora
1° Membro da banca: Silveira, Marta Iris Camargo Messias da
2° Membro da banca: Albrecht, Diego Alan Schöfer
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal identificar nas músicas do álbum “Ladrão” (2019) do rapper mineiro Djonga, elementos que denunciam a desigualdade racial na sociedade brasileira. A discussão sobre as violências que as pessoas negras sofrem no país é necessária, uma vez que o Brasil teve sua história construída em cima da escravidão do povo preto e indígena, e, como resultado dessas violências, atualmente essas mesmas pessoas sofrem através do preconceito racial, a violência policial, a exclusão social e o racismo estrutural. Com o passar do tempo, o RAP vem reivindicando, lutando e ganhando espaços que foram historicamente negados às pessoas negras e periféricas. À vista disso, foi abordado o contexto social brasileiro a partir da perspectiva racial, e assim, demonstrou-se a importância do RAP como mecanismo de denúncia. Além disso, foi feito um paralelo com o conceito de Necropolítica desenvolvido por Achille Mbembe. Desse modo, a partir da análise feita, foi possível concluir que o RAP é um forte instrumento para resistir ao sistema.
Abstract: The present work has as main objective to identify in the songs of the album “Ladrão” (2019) by the rapper from Minas Gerais Djonga, elements that denounce racial inequality in Brazilian society. The discussion about the violence that black people suffer in the country is necessary, since Brazil had its history built on the slavery of black and indigenous people, and, as a result of these violences, these same people currently suffer through racial prejudice. , police violence, social exclusion and structural racism. Over time, RAP has been claiming, fighting and gaining spaces that were historically denied to black and peripheral people. In view of this, the Brazilian social context was approached from the racial perspective, and thus, the importance of the RAP as a complaint mechanism was demonstrated. In addition, a parallel was made with the concept of Necropolitics developed by Achille Mbembe. Thus, from the analysis carried out, it was possible to conclude that the RAP is a strong instrument to resist the system.
metadata.dc.subject: Direito
RAP
Desigualdade Racial
Necropolítica
Djonga
Law
Racial inequality
Necropolitics
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: PEREIRA, Laura Gonçalves. Direito e Rap: a desigualdade racial pela voz de Djonga. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7673
metadata.dc.date.issued: 4-Aug-2022
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