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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O jogo do NIM e o desempenho escolar em matemática
Autor(es): Freitas, Ivana de Oliveira
Primeiro Orientador: Hartmann, Angela Maria
Resumo: O presente trabalho de pesquisa foi elaborado a partir do estudo sobre utilização de jogos no ensino de Matemática, visto ser essa uma metodologia cuja eficiência é constantemente demonstrada e reafirmada em diversas publicações acadêmicas. A utilização de jogos no ensino de Matemática é defendida porque além de possuir uma dimensão lúdica, apresenta também uma dimensão educativa. Um desses jogos é o NIM, publicado inicialmente por Charles Bouton em 1901. Este jogo estimula a realização de cálculos mentais e a contagem antecipada visando prever futuras jogadas do adversário. O objetivo desta pesquisa foi analisar se o raciocínio lógico do aluno, que se destaca durante as partidas do jogo do NIM, reflete-se em seu desempenho matemático na escola. Inicialmente, foi realizado um levantamento referente à utilização de jogos no ensino-aprendizagem de Matemática e os cuidados a serem tomados pelos educadores ao fazerem uso dessa prática. A utilização do jogo do NIM seguiu três etapas: apresentação do jogo, exploração e formulação de questões; formulação de conjecturas, testagem das hipóteses e reformulação; e justificativa para as conjecturas e avaliação do trabalho. O jogo foi aplicado a seis alunos dos Anos Finais da Educação Básica, de uma escola pública. As partidas foram jogadas em duplas e gravadas em vídeo e áudio. Também foi realizada entrevista com o aluno que se destacou durante as partidas, bem como com sua professora de Matemática. As falas reunidas durante as entrevistas e as partidas foram analisadas segundo categorias de análise baseadas em conceitos da Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud: esquemas prontos, esquemas construídos, invariantes operatórios, antecipações, regras de ação, inferências, filiações e rupturas. A partir dessa análise é possível confirmar que existe paridade entre o desempenho do aluno durante as partidas do jogo e seu desempenho em aulas de Matemática.
Abstract: This research work was elaborated from the study on the use of games in the teaching of Mathematics, since this is a methodology whose efficiency is constantly demonstrated and reaffirmed in several academic publications. The use of games in mathematics teaching is defended because, besides having a playful dimension, it also has an educational dimension. One such game is NIM, first published by Charles Bouton in 1901. This game encourages mental calculations and early counting to predict the opponent's future moves. The objective 1Acadêmica do Curso de Ciências Exatas – Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul, RS. 2 Professora da Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul, RS 3 of this research was to analyze if the student's logical reasoning, which stands out during the NIM game matches, is reflected in their mathematical performance at school. Initially, a research was conducted regarding the use of games in teaching and learning mathematics and the care to be taken by educators when making use of this practice. Using the NIM game followed three stages: game presentation, exploration, and question formulation; conjecture formulation, hypothesis testing and reformulation; and justification for conjecture and work evaluation. The game was applied to six students of the Final Years of Basic Education, from a public school. The matches were played in pairs and recorded on video and audio. An interview was also conducted with the student who stood out during the matches, as well as with his math teacher. The statements gathered during the interviews and matches were analyzed according to analysis categories based on concepts of Gérard Vergnaud's Conceptual Field Theory: ready-made schemes, constructed schemes, operative invariants, anticipations, rules of action, inferences, affiliations and ruptures. From this analysis it is possible to confirm that there is parity between the student's performance during the game matches and their performance in mathematics classes.
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Jogo do NIM
Teoria dos Campos Conceituais
Jogos Matemáticos
Elementary School
NIM game
Conceptual Field Theory
Mathematical games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
Citação: FREITAS, Ivana de Oliveira. O jogo do NIM e o desempenho escolar em matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7659
Data do documento: 2019
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