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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O cinema como instrumento de dominação soft power. Uma análise político-ideológica das animações: “Alô, amigos”, “Você já foi à Bahia” e “A face de füehrer”
Autor(es): Silva, Bruno Alves Cardoso
Primeiro Orientador: Costa, Renato José da
Resumo: Este estudo se propõe em descrever e analisar o papel que os estúdios Disney desenvolveu durante o período entre guerras. O produtor de Cinema Disney, foi contratado pelo governo norte-americano na intenção de ajudar a reorientar a política externa desse Estado. Com o contexto entre guerras, onde os regimes ultranacionalistas estavam em crescimento na Europa, os EUA tiveram que mudar sua forma de atuação de sua política externa para a América Latina. Para tanto, eles abandonaram a política do big stick e uma intervenção através do hard power e, inauguraram sua nova forma de exercerem influência no território latino-americano com uso de sua cultura para cooptá-los. Baseando-se na nova forma de domínio, através do soft power, para o afastamento do medo nazifascista na região. O período analisado, foi em que Roosevelt esteve no governo e que também ficou conhecido com a política da boa vizinhança. Ademais, ele resgatou alguns conceitos do pan-americanismo e outros da Doutrina Monroe, incorporando-os em sua política. Logo, a contratação do produtor Disney foi fundamental para ajudar a incorporar essas políticas propostas. Sendo assim, esse trabalho analisou as obras dos estúdios Disney: “Alô, Amigos” (Saludos Amigos, 1942), “A face do Füehrer” (Der Füehrer's face, 1942) e “Você já foi à Bahia?” (Theree Caballeros, 1944); como um instrumento da política da boa vizinhança e o afastamento dos regimes totalitários na região.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo describir y analizar el papel que el estudio Disney desarrolló durante el período de entreguerras. El productor de películas, Walt Disney, fue contratado por el gobierno norteamericano con el afán de ayudar a reorientar la política exterior de este Estado. En el contexto de entreguerras, donde los regímenes ultranacionalistas fueron creciendo en Europa, los EE.UU. tuvieron que cambiar la forma en que opera su política exterior hacia América Latina. Por lo tanto, salen de la política del big stick y la intervención a través del hard power e inauguran una nueva forma de ejercer influencia en el territorio latinoamericano con el uso de su cultura para cooptarlos. Basándose en una nueva forma de dominio, que es el soft power, para aislar el temor del miedo nazi fascista en la región, período en el que Roosevelt estuvo en el gobierno, y quedó conocido por su política de buena vecindad. Además, él rescató algunos conceptos del panamericanismo y otros de la doctrina Monroe, incorporándolos a su política. Por lo tanto, la contratación del productor Walt Disney fue fundamental para ayudar a incorporar estas políticas propuestas por el gobierno. De esta manera, este trabajo analiza las obras de este estudio: “Saludos Amigos”, 1942, “Los tres caballeros" (Three Caballeros, 1945) y "La cara del Führer" (Der Führer’s face, 1942); como un instrumento de la política de buena vecindad y el aislamiento de los regímenes totalitarios en la región.
Palavras-chave: Relações internacionais: Brasil
Política externa
Poder brando
Cinema
Diplomacia cultural
Política da Boa Vizinhança
Relaciones internacionales: Brasil
Politica de Buena Vecindad
United States of America
Soft power
Cine
Estados Unidos da América
Editor: Universidade Federal do Pampa
Citação: SILVA, Bruno Alves Cardoso. O cinema como instrumento de dominação soft power. Uma análise político-ideológica das animações: “Alô, amigos”, “Você já foi à Bahia” e “A face de füehrer”. Santana do Livramento: Unipampa, 2016.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/761
Data do documento: 17-Nov-2016
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