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dc.contributor.advisor1Pedersen, Jaina Raqueli-
dc.creatorFarias, Emanuele Salgado-
dc.date.accessioned2022-08-29T17:22:48Z-
dc.date.available2022-08-29-
dc.date.available2022-08-29T17:22:48Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.identifier.citationFARIAS, Emanuele Salgado. Adolescentes e jovens negros em situação de restrição e privação de liberdade: trajetórias de violação de direitos. 2022. 57 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7549-
dc.description.abstractThis course conclusion work deals with the socio-educational system, focusing on black adolescents and young people in situations of restriction and deprivation of liberty. Its general purpose is to identify the socio-educational constitution in the social indicators of the system as social determinations that lead male adolescents and mostly young black men, in the condition of restriction and deprivation of liberty, in order to contribute to the planning of public policies. Based on this, three specific objectives were broken down, namely: To reflect on the characteristics that constitute the profile of adolescents and young people with restriction and deprivation of liberty; research the main infractions protected by adolescents and that produce in the socio-educational measure; to explain the social processes experienced by black male adolescents, which affect the authorship of an infraction and consequent insertion in the socio-educational system. As for the methodology, qualitative research was used, at an exploratory level, as it best accommodates the study of social phenomena. As technicians, literature review and document analysis are used on the subject in question. The historical and dialectical materialist method served as a reference for the analysis of reality. As a result, it was observed that the State is governed by an unequal and racist system, which privileges the class that owns the means of production and, consequently, the population of color/white race. Therefore, it neglects the other class - the working class - and, above all, the one of color/race or mixed race, which is the most impoverished. This fact is expressed in mass incarceration, genocide, various types of state violence and denial of rights to the poor and black/brown population. The socio-educational system is a priority system, measures of freedom, incarcerating and carried out the system of society of private social intention, without educational intention and of young black people who reintegrate them to freedom, as provided for by law.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtos ilícitospt_BR
dc.subjectPrisões - Política governamentalpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPrisãopt_BR
dc.subjectServiço social com criminosospt_BR
dc.subjectUnlawful actspt_BR
dc.subjectPrisons - Government policypt_BR
dc.titleAdolescentes e jovens negros em situação de restrição e privação de liberdade: trajetórias de violação de direitospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7430859848382689pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2603615490605090pt_BR
dc.contributor.referee1Pessôa, Elisângela Maia-
dc.contributor.referee2Guilherme, Rosilaine Coradini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5492620176007294pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3560576146942774pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso versa sobre o sistema socioeducativo, com enfoque nos adolescentes e jovens negros em situação de restrição e privação de liberdade. Tem por objetivo geral identificar as determinações sociais que levam adolescentes e jovens negros, do sexo masculino a constituir maioria nos indicadores sociais do sistema socioeducativo, na condição de restrição e privação de liberdade, a fim de contribuir no planejamento de políticas públicas. Com base nisso, foram desmembrados três objetivos específicos, sendo eles: Refletir sobre as características que constitui o perfil de adolescentes e jovens com restrição e privação de liberdade; pesquisar os principais atos infracionais praticados por adolescentes e jovens que resultam na medida socioeducativa de restrição e privação de liberdade; explicitar os processos sociais vividos por adolescentes negros, do sexo masculino, que incidem na autoria de ato infracional e consequente inserção no sistema socioeducativo. Quanto à metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa, de nível exploratório, pois é a que melhor comporta o estudo dos fenômenos sociais. Como procedimentos técnicos empregaram-se a revisão bibliográfica e análise documental acerca do tema em questão. O método materialista histórico e dialético serviu de referência para a análise da realidade. Como resultados, observou-se que o Estado é regido sob um sistema desigual e racista, o qual privilegia a classe detentora dos meios de produção e, consequentemente, a população de cor/raça branca. Portanto, negligencia a outra classe - a trabalhadora - e, sobretudo, a de cor/raça preta ou parda e que é a mais empobrecida. Tal fato se expressa no encarceramento em massa, genocídio, diversos tipos de violência estatal e negação de direitos à população pobre e de cor/raça preta/parda. O sistema socioeducativo é um sistema punitivo, que prioriza as medidas de privação de liberdade, encarcerando e excluindo do convívio social adolescentes e jovens negros, sem intenção alguma de realizar a reeducação social e reintegrá-los à sociedade, conforme o que está previsto em lei.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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