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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino remoto na educação superior: uma análise quantitativa com foco na percepção dos estudantes em componentes curriculares da área de matemática
Autor(es): Silva, Cristiano Saldanha da
Primeiro Orientador: Blass, Leandro
1° Membro da banca: Blass, Leandro
2° Membro da banca: Bihain, Anderson Luis Jeske
3° Membro da banca: Goergen, Guilherme
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar as percepções de estudantes universitários frente ao Ensino Remoto Emergencial. A investigação se deu diante de dois componentes curriculares, Cálculo II e Cálculo Numérico – turmas multicurso da Unipampa, Campus Bagé, durante o segundo semestre do ano de 2020. Os dados foram coletados através de questionários, respondidos no início e fim do semestre e a análise foi realizada por meio de métodos estatísticos. A partir das análises dos dados relacionados a cada uma das questões em escala ordinal, a estatística descritiva mostrou que as expectativas se mantiveram constantes em sua maioria entre os questionários inicial e final, salvo algumas questões que apresentaram variações. Já na análise dos dados organizados em forma de constructos, os testes estatísticos evidenciaram que somente no constructo de comparativo entre ensino remoto e ensino presencial havia diferença significativa, demonstrando que os respondentes diferenciavam um ensino do outro. Nos dados coletados via escala numérica constatou-se que entre as percepções abordadas apenas o item “Conhecimentos atuais em Matemática” apresentou diferenças estatisticamente significativas entre os questionários inicial e final, confirmado por teste estatístico. Nas percepções acerca da integração, motivação e capacidade de contribuir, não houve diferenças entre seus respectivos questionários inicial e final. Na análise de desempenho final versus tempo de internet para fins acadêmicos o teste aplicado mostrou não haver diferenças significativas entre os cinco grupos (mais de uma hora e menos de duas horas, entre duas e quatro horas, mais de quatro horas e menos de seis horas, entre seis horas e menos de dez horas e dez horas ou mais) de investigação.
Abstract: This work aims to investigate the perceptions of university students in relation to Emergency Distance Learning. The investigation took place in two curriculum components, Calculus II and Numerical Calculus – multicourse classes from Unipampa, Campus Bagé, during the second half of the year 2020. The data were collected through questionnaires, answered at the beginning and end of the semester and the analysis was performed using statistical methods. From the analysis of the data related to each one of the questions in ordinal scale, the descriptive statistics showed that the expectations remained constant for the most part between the initial and final questionnaires, except for some questions that presented variations. In the analysis of data organized in the form of constructs, the statistical tests showed that only in the comparative construct between remote teaching and face-to-face teaching there was a significant difference, showing that the respondents differentiated one kind of teaching from the other. In the data collected via numerical scale, it was found that between the perceptions addressed only the item “Current knowledge in Mathematics” showed statistically significant differences between the initial and final questionnaires, confirmed by a statistical test. In perceptions about integration, motivation and ability to contribute, there were no differences between their respective initial and final questionnaires. In the analysis of final performance versus Internet time for academic purposes, the test applied showed no significant differences between the five groups (more than one hour and less than two hours, between two and four hours, more than four hours and less than six hours, between six hours and less than ten hours and ten hours or more) of investigation.
Palavras-chave: Percepções dos estudantes
Ensino remoto emergencial
Ensino superior
Matemática
Students' perceptions
Emergency remote teaching
Higher education
Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: SILVA, Cristiano Saldanha da. Ensino remoto na educação superior: uma análise quantitativa com foco na percepção dos estudantes em componentes curriculares da área de matemática . 53 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7541
Data do documento: 10-Ago-2022
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