???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7481
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | As mídias digitais, a escola e a formação leitora: um panorama como contribuição ao letramento literário |
Autor(es): | Stroff, Ângela Cristiane |
Primeiro Orientador: | Rocha, Mariane Pereira |
1° Membro da banca: | Rocha, Mariane Pereira |
2° Membro da banca: | Farias, Ariane Ávila Neto de |
3° Membro da banca: | Pereira, Ânderson Martins |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta como tema central o perfil leitor dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Esteio/RS e investiga a influência das mídias digitais no letramento literário. Compara o alcance à literatura a partir de mídias digitais com o acesso à literatura proporcionado pela escola. A partir de dados quantitativos identifica o que interfere na escolha de livros lidos pelos estudantes concluintes desta etapa de ensino, oferecendo um diagnóstico que possa contribuir com os professores e demais atores envolvidos no processo de formação de leitores. Considerando os resultados obtidos, busca apresentar um panorama além de teorias que apontem possibilidades de um trabalho eficaz para o letramento literário, envolvendo o contexto escolar e a internet. O trabalho identifica a escola como agente fundamental na formação leitora e mostra a necessidade de conhecer e ofertar ferramentas disponibilizadas na internet para incrementar o trabalho que visa o letramento literário. |
Abstract: | This research has as its central theme the reader profile of students in the 9th year of elementary school in the municipal education network of Esteio/RS and investigates the influence of digital media on literary literacy. It establishes a comparison between access to literature from digital media and the contact with literature provided by the school. Based on quantitative data, it identifies what interferes in the choice of books read by students graduating from this stage of education, offering a diagnosis that can contribute to teachers and other actors involved in the process of training readers. Considering the results obtained, it intends to show a panoramic view added to the theoretical foundation that points to possibilities of effective work for literary literacy, involving the school context and the internet. This study identifies the school as a fundamental agent in reading training and shows the need to know and offer the tools available on the internet to increase the work aimed at literary literacy. |
metadata.dc.subject: | Mídias digitais Formação leitora Letramento literário Internet Literatura Escola Digital media Reading training Literary literacy Internet Literature School |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
metadata.dc.identifier.citation: | STROFF, Ângela Cristiane. As mídias digitais, a escola e a formação leitora: um panorama como contribuição ao letramento literário. 33 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7481 |
metadata.dc.date.issued: | 15-Jul-2022 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
ÂNGELA CRISTIANE STROFF2022.pdf | Angela Cristiane Stroff 2022 | 903.44 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???