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dc.contributor.advisor1Thielo, Marcelo Resende-
dc.creatorVargas, Luan Pereira-
dc.date.accessioned2022-08-18T17:52:03Z-
dc.date.available2022-08-18T17:52:03Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationVARGAS, Luan Pereira. Desenvolvimento de um engine de mecânica quântica para a criação de jogos interativos. Orientador: Marcelo Resende Thielo. 2022. 55p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Curso de Ciência da Computação, Alegrete, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7479-
dc.description.abstractNew teaching methods have been studied with great care, and with the increasing use of electronic equipment, it is easy to imagine that the implementation of methodologies that use this type of tool is also on the rise. As a result, several areas of knowledge are adopting different means for the implementation of computing within their teaching mode. This work presents a proposal for an engine for creating interactive games using concepts of quantum mechanics, in order to offer the user a tool capable of helping to create playable experiences that helped to consolidate the knowledge of basic concepts in the area. In general, the use of interactive applications generates a greater interest in the topic that is being addressed by it, so that this type of methodology allows the individual to make decisions based on their own experiences that, over time, over time, develop your intuition about the concepts involved. The implementation of the tool was based on the Schrodinger equation, which constitutes the basis of quantum mechanics and describes the behavior of a particle at the atomic level. The fast Fourier transform was used during early development as an optimization method for solving the aforementioned equations. However, after testing with this implementation, a limitation was noticed that prevented the development of certain fundamental aspects for a game, as this type of solution has an exclusively symmetrical nature. Thus, a convolutional implementation was adopted to solve the problem, thus eliminating the mentioned limitations. So far, the prototype has a series of functions that already allow the creation of an interactive interface, in addition to the simulation functionalities. With this, a game was developed to demonstrate the current features of the engine.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectMecânica quânticapt_BR
dc.subjectComputer sciencept_BR
dc.subjectSimulation (Computers)pt_BR
dc.subjectGameficationpt_BR
dc.subjectQuantum mechanicspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um engine de mecânica quântica para a criação de jogos interativospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoNovos métodos de ensino vêm sendo estudados com grande afinco, e com o aumento cada vez maior do uso de equipamentos eletrônicos é fácil imaginar que a implantação de metodologias que usam esse tipo de ferramenta também está em crescimento. Com isso, várias áreas do conhecimento estão adotando diferentes meios para a implantação da computação dentro do seu modo de ensino. Este trabalho apresenta uma proposta de uma engine para criação de jogos interativos utilizando conceitos da mecânica quântica, com intuito de oferecer ao usuário uma ferramenta capaz de auxiliar na criação de experiências jogáveis que ajudaram na consolidação do conhecimento de conceitos básicos da área. Em geral, a utilização de aplicações interativas gera um interesse maior sobre o tema que está sendo abordado por ela, de modo que esse tipo de metodologia permite ao indivíduo tomar decisões baseado em suas próprias experiências e, com o passar do tempo, desenvolve sua intuição sobre os conceitos envolvidos. A implementação da ferramenta teve como base a equação de Schrodinger, a qual constitui a base da mecânica quântica e descreve o comportamento de uma partícula a nível atômico. A transformada rápida de Fourier foi utilizada durante o início do desenvolvimento como método de otimização para a resolução da equação citada anteriormente. Porém, após os testes com essa implementação notou-se uma limitação que impedia o desenvolvimento de certos aspectos fundamentais para um jogo, pois esse tipo de solução apresenta resultados adequados apenas para problemas com uma natureza exclusivamente simétrica. Desse modo, uma implementação convolutiva foi adotada para a solução do problema, eliminando assim as limitações citadas. Até o presente momento, o protótipo possui uma série de funções que já permitem a criação de uma interface interativa, além das funcionalidades de simulação. Com isso, o protótipo de um jogo simples foi desenvolvido para a demonstração das atuais funcionalidades da engine.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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Luan Pereira Vargas - 2022.pdf2.92 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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