???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7452
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Canto, Camila Gonçalves dos Santos do-
dc.creatorMartins, Rita Mara Pires-
dc.date.accessioned2022-08-11T16:25:08Z-
dc.date.available2022-08-11-
dc.date.available2022-08-11T16:25:08Z-
dc.date.issued2022-03-07-
dc.identifier.citationMARTINS, Rita Mara Pires. Metodologias ativas e tecnologias digitais nas aulas de produção escrita em língua portuguesa: uma sugestão de aplicabilidade. 59 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7452-
dc.description.abstractThis work aims to contribute to the teaching practice from the elaboration and discussion of an educational object focused on the teaching of writing in Portuguese, in the context of elementary education 6 th and 7thgrades, elaborated in the light of Active Methodologies and Digital Technologies, thus seeking to demonstrate that it is possible to use new digital media as important alternatives for this practice. The theoretical framework that supports the proposal is divided into three articulated axes: Written production in the Portuguese language classroom (ANTUNES, 2003; MOTTA-ROTH, 2005) Active Methodologies (BACICH; MORAN, 2018) and Digital Technologies (PRENSK, 2001; KENSKI, 2003). The educational product was elaborated and discussed based on Leffa's Recursive Cycle (2007) and the aforementioned theoretical tripod. From the analysis and discussion of the educational product, it was possible to verify the potential of using the Active Methodologies Inverted Classroom and Team-Based Learning, enhanced by Digital Technologies, in the teaching of textual production in the context of elementary education. In addition, it was noticed that the Padlet and Canva tools are excellent resources for the production of multimodal and interactive materials. We conclude, therefore, that the use of active methodologies allied to TDIC when incorporated in the preparation of materials aimed at teaching textual production can expand the opportunities to develop the student's creative and autonomous writing competence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino da escritapt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectObjeto Educacionalpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectTeaching writingpt_BR
dc.subjectActive Methodologiespt_BR
dc.subjectEducational Objectpt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectDigital Technologiespt_BR
dc.titleMetodologias ativas e tecnologias digitais nas aulas de produção escrita em língua portuguesa: uma sugestão de aplicabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Canto, Camila Gonçalves dos Santos do-
dc.contributor.referee2Pérez, Cláudia Camerini Corrêa-
dc.contributor.referee3Moser, Denise Aparecida-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o propósito de contribuir com a prática docente, a partir da elaboração e discussão de um produto educacional com foco no ensino da escrita em Língua Portuguesa, no contexto de Ensino Fundamental 6º e 7º anos, elaborado à luz das Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais procurando, assim, demonstrar que é possível utilizar os novos meios digitais como alternativas importantes para esta prática. O referencial teórico que sustenta a proposta está dividido em três eixos que se articulam: Produção escrita na sala de aula de Língua Portuguesa (ANTUNES, 2003; MOTTA-ROTH, 2005) Metodologias Ativas (BACICH; MORAN, 2018) e Tecnologias Digitais (PRENSKY, 2001; KENSKI, 2003). O produto educacional foi elaborado e discutido com base no Ciclo Recursivo de Leffa (2007) e no tripé teórico supracitado. A partir da análise e discussão do produto educacional foi possível verificar o potencial de utilização das Metodologias Ativas Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Equipe, potencializada pelas Tecnologias Digitais, no ensino da produção textual no contexto de ensino fundamental. Ademais, percebeu-se que as ferramentas Padlet e Canva são excelentes recursos para a produção de materiais multimodais e interativos. Concluímos, dessa forma, que o uso de Metodologias ativas aliadas as TDIC quando incorporadas na elaboração de materiais voltados para o ensino da produção textual podem vir a ampliar as oportunidades de desenvolver a competência de escrita criativa e autônoma do aluno.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Rita Mara Pires Martins 2022.pdfRita Mara Pires Martins 20225.36 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???