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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7448
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Leressência: leitura como prática social essencial |
Autor(es): | Melo, Amanda Meincke |
Primeiro Orientador: | Wichter, Marcela Wanglon |
1° Membro da banca: | Wrichter, Marcela Wanglon |
2° Membro da banca: | Wernz, Maria Cristina Graeff |
3° Membro da banca: | Canto, Camila Gonçalves dos Santos do |
4° Membro da banca: | Jardim, Luciana Abreu |
Resumo: | Começamos a ler muito antes de iniciarmos a leitura de textos na modalidade escrita. Se o conhecimento prévio sobre o mundo oferece contexto à leitura da palavra, esta também interfere na leitura que fazemos do mundo. Nesse processo, elaboramos a compreensão sobre nós e sobre a realidade a partir de nossa subjetividade que se comunica, pela linguagem, com outras subjetividades. Na prática da leitura comum, compartilhada, o professor ou a professora seleciona um texto, oferecendo-o de presente aos seus estudantes, que têm a possibilidade de experimentá-lo inter-trans-subjetivamente, multiplicando sentidos, criando seus próprios questionamentos e o que pode ser dito ou reescrito sobre esse texto. Já no letramento literário, a leitura é reconhecida como um ato solidário de aprendizado crítico da leitura literária, que deve ser sistematizado na escola de modo a contribuir com a formação de leitores permanentes e cidadãos aptos a intervirem em suas realidades. Ao refletir de modo complexo sobre a leitura, proponho o conceito Leressência – Ler.es.sên.ci.a sf. 1. Leitura como necessidade essencial do ser no mundo. 2. Leitura compreendida como uma prática social essencial. 3. Neologismo; composição por justaposição de ler e essência. |
Abstract: | We started reading as long as before we began reading written texts. If the reading of the world offers context to the reading of the word in written texts, the readings of these texts interfere in our reading of the world. In this process, we develop an understanding of ourselves and of reality from our subjectivity that communicates, through language, with other subjectivities. In the practice of common reading, or shared reading, the teacher chooses a text, offering it as a gift to his/her students, who have the possibility of experiencing it inter-trans-subjectively, multiplying meanings, creating their questions and what can be said or rewritten about that text. In literary literacy, reading is recognized as a solidarity act of critical learning of literary reading, which must be systematized at school to contribute to the formation of permanent readers and citizens, who can intervene in their realities. When reflecting in a complex way on reading, I propose the Leressência concept – Ler.es.sên.ci.a fn. 1. Reading as an essential need of being in the world. 2. Reading is understood as an essential social practice. 3. Neologism; it is the composition by juxtaposition of reading and essence. |
Palavras-chave: | Leitura Leitura literária Leitura como prática social Letramento literário Leressência Reading Reading as social practice Literary reading Literary literacy Leressência |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | MELO, Amanda Meincke. Leressência: leitura como prática social essencial. 23 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7448 |
Data do documento: | 18-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
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