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dc.contributor.advisor1Ferraz, Rafael Camargo-
dc.creatorScholz, Ricardo Elias dos Santos-
dc.date.accessioned2022-08-09T17:15:05Z-
dc.date.available2022-08-09T17:15:05Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.citationSCHOLZ, Ricardo Elias dos Santos. Proposta de implementação de ambiente virtual para cursos abertos: uma estratégia para ampliar o acesso ao conhecimento. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7444-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to identify the MOOCs platforms of Brazilian public universities, investigate how these universities use their platforms and, finally, develop proposals for virtual learning environments to provide open courses (MOOCs), as a strategy to expand access to knowledge for academic community and society in general. To fulfill these purposes, a quantitative survey was initially carried out that identified and classified the open course platforms of Brazilian public universities, then semi-structured interviews were carried out with managers of three of the main platforms and finally, the elaboration of the platform proposal for open courses. The research findings outline an overview of open course platforms in Brazilian public universities, indicating a growth in the number of platforms, as well as an increase in the number of people interested in open courses. As a theoretical contribution, we can mention the advancement of research on open courses, since it brings a current overview of the platforms of public universities in the country. As a practical contribution, the presentation of proposals for a virtual learning environment for the Federal University of Pampa, which is an important social contribution, given its potential to expand access to knowledge for society in general.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAVApt_BR
dc.subjectcursos abertospt_BR
dc.subjectMOOCSpt_BR
dc.subjectuniversidade públicapt_BR
dc.subjectvirtual learning environmentpt_BR
dc.subjectopen coursespt_BR
dc.subjectpublic Universitypt_BR
dc.titleProposta de implementação de ambiente virtual para cursos abertos: uma estratégia para ampliar o acesso ao conhecimentopt_BR
dc.title.alternativeProposal for implementing a virtual environment for open courses: a strategy to expand access to knowledgept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6641129060098123pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9975610954564787pt_BR
dc.contributor.referee1Cassanego Junior, Paulo Vanderlei-
dc.contributor.referee2Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9701947243565086pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7581727785609073pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivos identificar as plataformas MOOCs das universidades públicas brasileiras, investigar como essas universidades utilizam suas plataformas e por fim elaborar propostas de ambientes virtuais de aprendizagem para disponibilização de cursos abertos (MOOCs), como estratégia para ampliar o acesso ao conhecimento para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Para cumprir esses propósitos, foi realizado inicialmente um levantamento de caráter quantitativo que identificou e classificou as plataformas de cursos abertos das universidades públicas brasileiras, na sequência foram realizadas entrevistas semiestruturada com gestores de três das principais plataformas e por fim a elaboração da proposta de plataforma para cursos abertos. Os achados de pesquisa traçam um panorama das plataformas de cursos abertos nas universidades públicas brasileiras, indicam haver um crescimento no número de plataformas, bem como aumento no número de interessados nos cursos abertos. Como contribuição teórica podemos citar o avanço da pesquisa sobre cursos abertos, uma vez que traz um panorama atual das plataformas de universidades públicas do país. Como contribuição prática, a apresentação de propostas de ambiente virtual de aprendizagem para a Universidade Federal do Pampa, que se reveste numa importante contribuição social, visto seu potencial de ampliar o acesso ao conhecimento para a sociedade em geral.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Administração

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