???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7411
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Estudo técnico-econômico conceitual para o reaproveitamento de rejeito de mineração na indústria automotiva de elementos de fricção
Autor(es): Petry, Roberto
Primeiro Orientador: Cordova, Diogo Peixoto
Resumo: A atividade de mineração é responsável pela produção de uma grande quantidade de rejeitos e material estéril, sendo que ao longo das últimas décadas tornaram-se mais rígidas as leis e exigências ambientais quanto a disposição e recuperação dos materiais e das áreas para uso futuro. O estudo de caso deste trabalho se localiza no distrito de Minas do Camaquã, no município de Caçapava do Sul, estado do Rio Grande do Sul, onde uma antiga barragem de rejeitos de mineração de cobre, com cerca de 122 ha, segue sem uso futuro bem definido. Os rejeitos foram depositados na barragem ao longo de 13 anos, até a paralisação da mineração de cobre realizada pela Companhia Brasileira de Cobre (CBC). Trabalhos técnicos anteriores foram realizados com objetivo de caracterizar o material de rejeito, ali depositado, sugerindo possíveis usos. O objetivo deste trabalho é analisar conceitualmente a viabilidade técnica e econômica da utilização do material de rejeito como matéria prima na fabricação de elementos de fricção na indústria automotiva. Como metodologia, foram empregadas técnicas de amostragem, secagem e peneiramento, ensaios de fluorescência e de difração de Raio-X a partir das amostras de rejeito. Os ensaios foram realizados em parceria com uma empresa fabricante dos elementos de fricção, sediada na cidade de Caxias do Sul/RS. Resultados positivos foram obtidos nestes ensaios, sugerindo um reaproveitamento sustentável do rejeito de mineração, hoje sem nenhum valor econômico, e assim diminuindo parte do passivo ambiental existente neste estudo de caso. Um estudo econômico conceitual foi também realizado, sugerindo uma possível operacionalização do processo de produção do rejeito, sendo obtido um custo de produção conceitual que pode ser considerando coerente quando comparado com materiais comercialmente semelhantes. Os resultados obtidos permitem concluir que o material possui as qualidades para ser utilizado no composto dos elementos de fricção, de maneira economicamente viável, porém sendo ainda necessários ensaios futuros com o fim de definir as proporções mais adequadas.
Abstract: The mining activity is responsible for the production of a large quantity of tailings and waste material. Over the last few decades environmental laws and requirements have been tightened regarding the disposal and recovery of materials and areas for future use. This case study is located in the district of Minas do Camaquã, in the municipality of Caçapava do Sul, state of Rio Grande do Sul, where an old dam of copper mining with about 122 ha has no future use. The tailings were deposited in the dam during 13 years, until the end of the copper mining carried out by Companhia Brasileira de Cobre (CBC). Previous technical work was done with the objective of characterizing the material deposited there, suggesting possible uses. The objective of this work is to conceptually analyze the technical and economic feasibility of using the tailings material as raw material in the manufacture of friction elements in the automotive industry. As methodology, sampling, drying and classifications techniques, fluorescence and x-ray diffraction assays were used from the tailings samples. The tests were performed in partnership with a manufacturer of friction elements, based in the city of Caxias do Sul / RS. Positive results were obtained in these trials, suggesting a sustainable reuse of mining waste, which today has no economic value, and thus reducing some of the environmental liabilities existing in this case study. A conceptual economic study was also performed, suggesting a possible operationalization of the tailings production process, obtaining a conceptual production cost that can be considered coherent when compared with commercially similar materials. The obtained results allow to conclude that the material has the qualities to be used in the composite of the friction elements, in an economically viable way, but future tests are still necessary in order to define the most appropriate proportions.
metadata.dc.subject: Minas do Camaquã
Barragem
Cobre
Reaproveitamento
Meio ambiente
Fechamento de mina
Tailings
Copper
Reuse
Environment
Mine closure
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
metadata.dc.identifier.citation: PETRY, Roberto. Estudo técnico-econômico conceitual para o reaproveitamento de rejeito de mineração na indústria automotiva de elementos de fricção. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Mineração) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7411
metadata.dc.date.issued: 2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Mineração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Roberto Petry - 2019.pdf1.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???