???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7400
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Leão, Alex Sandro Gomes-
dc.creatorPereira, Alex Lima-
dc.date.accessioned2022-07-08T17:34:48Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-07-08T17:34:48Z-
dc.date.issued2022-03-08-
dc.identifier.citationPEREIRA, Alex Lima. Um estudo de situações físicas com o programa Tracker: uma ferramenta auxiliar na construção de modelos matemáticos. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7400-
dc.description.abstractModeling can be characterized as a methodological possibility to move towards a conceptual construction that considers the complexity of the relationships involved between science and mathematics. Based on this premise, this work investigated the following research problem: What are the potentialities of using Scientific Modeling and the Tracker program in the analysis of physical phenomena for the construction of Mathematical Models? And it aimed to investigate the potential of the use of Scientific Modeling in the analysis of physical phenomena and the Tracker program as a support for the construction of Mathematical Models. The research had a qualitative nature and consisted of a field study of the case study type. Data records consisted of: analysis of students' productions during class and participant observation. The results were analyzed following the Error Analysis proposed by researcher Helena Cury. The work developed made it possible to analyze the potential of using the Tracker software as a tool in the development of mathematical models and also as an aid in the teaching and learning process of quadratic functions. Seeking to elucidate physical events with graphs, functions and tables, which have shown to be promising for the planning of classes focused on the teaching of functions, which can draw attention and involve students motivated by carrying out physical experiments, the software also presents a range of tools that were not used in this work, all accurate and easy to understand.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectTrackerpt_BR
dc.subjectModelagem científicapt_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectScientific modelingpt_BR
dc.titleUm estudo de situações físicas com o programa Tracker: uma ferramenta auxiliar na construção de modelos matemáticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3324463998022320pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4578163028362070pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA Modelagem pode se caracterizar como uma possibilidade metodológica para se caminhar em direção a uma construção conceitual que considere a complexidade das relações envolvidas entre as ciências e a matemática. Partindo desta premissa, neste trabalho investigou-se o seguinte problema de pesquisa: Qual as potencialidades do uso da Modelagem Científica e do programa Tracker na análise de fenômenos físicos para a construção de modelos matemáticos? E teve como objetivo investigar as potencialidades do uso da Modelagem Científica na análise de fenômenos físicos e do programa Tracker como apoio para a construção de modelos matemáticos. A pesquisa teve cunho qualitativo e consistiu em um estudo de campo do tipo estudo de caso. Os registros de dados consistiram em: análise das produções dos estudantes durante a aula e observação participante. Os resultados foram analisados seguindo a Análise de Erros proposta pela pesquisadora Helena Cury. O trabalho desenvolvido possibilitou analisar as potencialidades da utilização do software Tracker como ferramenta no desenvolvimento de modelos matemáticos e também como auxiliar do processo de ensino e aprendizagem de funções quadráticas. Buscando elucidar com gráficos, funções e tabelas acontecimentos físicos, que mostraram-se promissores para o planejamento de aulas focadas no ensino de funções, que podem chamar a atenção e envolver os estudantes motivados pela realização de experimentos físicos, demais o software apresenta um conjunto de ferramentas que não foram utilizadas neste trabalho, todas precisas e de fácil entendimento.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Alex Lima Pereira - 2022.pdf1.27 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???