???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7368
Tipo: | Dissertação |
metadata.dc.title: | Experimentação articulada à resolução de problemas: contribuições nos processos de ensino e de aprendizagem em química |
Autor(es): | Borges, Patrícia Bisso Paz |
Primeiro Orientador: | Goi, Mara Elisângela Jappe |
1° Membro da banca: | Goi, Mara Elisângela Jappe |
2° Membro da banca: | Passos, Camila Greff |
3° Membro da banca: | Hartmann, Ângela Maria |
4° Membro da banca: | Hunsche, Sandra |
Resumo: | Apresenta-se neste trabalho o resultado de uma proposta de natureza qualitativa com metodologia de pesquisa do tipo participante, que teve como objetivo analisar as formas de contribuição da implementação das metodologias de ensino envolvendo a Experimentação articulada à Resolução de Problemas na disciplina de Química em uma turma do terceiro Ano do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Caçapava do Sul - RS, abordando tópicos do conteúdo de Química Orgânica de forma híbrida. O desenvolvimento deste projeto foi embasado nos pressupostos psicológicos de Lev Vygotsky, por entender que o individuo aprende através de sua relação com o outro social, e pela epistemologia de Larry Laudan, por acreditar que a Ciência se desenvolve a partir de problemas e pelos aspectos metodológicos da Experimentação e da Resolução de Problemas. A produção de dados aconteceu por aplicação de questionários Inicial e Final do tipo Likert direcionados aos alunos, gravações de vídeos das intervenções remotas dos alunos e da professora, diário de bordo e relatórios. As intervenções foram compostas por três momentos diferentes, aplicando um bloco de três atividades de Experimentação de um mesmo assunto com diferentes graus de dificuldade, articulado à metodologia de Resolução de Problemas. Para introduzir essas atividades aos alunos, foram criados vídeos no aplicativo PowToon, com o intuito de deixar os problemas atrativos aos alunos e melhor problematizar a proposição didática. Após a aplicação das atividades, os dados foram analisados e categorizados à priori conforme apresentaram-se no trabalho. Como produto educacional, produziu-se um e-book com a apresentação das Experimentações articuladas às Resoluções de Problemas elaboradas, a apresentação das produções em vídeos contendo os problemas através do aplicativo PowToon, assim como um tutorial de realização desses vídeos, procurando minimizar as dificuldades apresentadas em sua execução para futuros interessados em trabalhar com este processo, a fim de proporcionar diferentes perspectivas diante do assunto e o compartilhamento dos resultados alcançados entre a classe docente. A partir desta pesquisa, evidenciou-se o desconhecimento dos alunos sobre as metodologias tratadas, bem como a sua potencialidade como instrumento de aprimoramento do ensino e da aprendizagem quando compreendida de forma adequada, desenvolvendo habilidades cognitivas durante a elaboração de estratégias, motivação, reflexão crítica, criatividade e argumentação. |
Abstract: | This work presents the result of a qualitative nature proposal with a research methodology of participant type, which aimed to analyze the forms of contribution of the teaching methodologies implementation involving Experimentation articulated to Problem Solving in the discipline of Chemistry in a third year class of high school at a private school in the city of Caçapava do Sul - RS, covering topics of Organic Chemistry content in a hybrid way. The development of this project was based on the psychological assumptions of Lev Vygotsky, by understanding that the individual learns through his relationship with the social other, and on the epistemology of Larry Laudan, for believing that Science develops from problems and by the methodological aspects of Experimentation and Problem Solving. The data production took place through the application of Initial and Final Likert-type questionnaires aimed at the students, video recordings of remote interventions between students and teacher, logbook and reports. The interventions were made up of three different moments, applying a set of three Experimentation activities on the same subject with different degrees of difficulties, linked to the Problem Solving methodology. To introduce these activities to the students, videos were created in the PowToon application, in order to make the problems attractive to students and problematize better the didactic proposition. After the application of the activities, the data were analysed and categorized a priori as they were presented at work. As an educational product, an e-book was produced with the presentation of the Experiments articulated to the elaborated Problem Solving, the presentation of the productions in videos containing the problems through the PowToon application, as well as a tutorial for the realization of these videos, seeking to minimize the difficulties presented in its execution for future interested in working with this process, in order to provide different perspectives on the subject and the sharing of the results achieved among the teaching class. From this research, the students' lack of knowledge about the methodologies treated was evidenced, as well as their potential as an instrument for improving teaching and learning when properly understood, developing cognitive skills during the elaboration of strategies, motivation, critical reflection, creativity and argumentation. |
metadata.dc.subject: | Experimentação Metodologias ativas Ensino de ciências naturais Experimentation Actives methodologies Teaching of natural sciences |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
metadata.dc.identifier.citation: | BORGES, Patrícia Bisso Paz. Experimentação articulada à resolução de problemas: contribuições nos processos de ensino e de aprendizagem em química. 164 f.: il. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7368 |
metadata.dc.date.issued: | 25-Apr-2022 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Prod. Edu. Patrícia Borges.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? | |
DIS Patrícia Borges Nova versão 2022.pdf | 2.66 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???